Câmara faz audiência pública para discutir Lei do Imposto na Nota

Encontro vai tratar da aplicação da nova lei que deve entrar em vigor em junho.

10 de abr de 2013 · audiência, Câmara, imposto na nota, PSD

A Câmara Federal realiza nesta quinta-feira (11), às 10 horas, audiência pública para tratar da aplicação da lei que ficou conhecida Lei do Imposto na Nota (12.741/2012), que deve entrar em vigor em junho. Sancionada em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, prevê que a nota fiscal de venda de qualquer produto ou serviço informe ao consumidor o valor dos impostos embutidos no preço. Isso vai permitir que o cidadão tenha conhecimento da carga tributária que paga.

A lei é resultado da articulação de quase 30 anos de fundadores do PSD (Partido Social Democrático), entre os quais o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP), que liderou, no ano passado, o esforço decisivo do partido pela aprovação da lei.

Na noite desta segunda-feira (8), o Espaço Democrático – fundação do PSD para estudos e formação política – promoveu em São Paulo um debate para avaliar os impactos da nova lei. Participaram o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato, o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, o deputado federal Guilherme Campos e o vice-governador paulista Guilherme Afif, que é presidente do Espaço Democrático. Todos concordaram em um ponto: com a nova lei, o consumidor terá consciência do peso da carga tributária brasileira e vai exigir mudanças.

O vice-governador acredita que a Lei do Imposto na Nota pode deflagrar uma necessária evolução na relação entre contribuintes e a administração pública, gerando efeitos positivos na busca por uma tributação mais adequada e uma distribuição mais justa dos recursos arrecadados.

O encontro “Imposto na Nota: Sabendo quanto paga, você pode cobrar mais”, foi o sexto do ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil”, que discute os grandes temas de interesse do País para reunir subsídios para a elaboração do programa partidário, sempre com a ampla participação das pessoas. Foi transmitido ao vivo pela internet, permitindo a participação de gente de todo o Brasil com perguntas.

O deputado federal Guilherme Campos destacou a importância da audiência desta quinta-feira. “Precisamos acompanhar esse processo com muito cuidado para garantir os efeitos positivos que a lei certamente trará”, disse ele. “As pessoas terão ideia clara de quanto a tributação pesa no seu dia a dia e isso vai criar muita pressão pela melhoria dos serviços públicos e pela redução da carga tributária”.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato, afirmou que a nova lei “não traz qualquer dificuldade operacional para o comércio” e adiantou que as entidades do setor vão apresentar em breve à sociedade um novo instrumento para estimular a cidadania. “Será o Gastômetro, uma espécie de Google dos impostos. Com ele, o cidadão vai saber para onde vai o imposto recolhido nas compras que faz”.