Loading

Pesquisar

Evento

Celeiro de novidades tecnológicas, Campus Party recebe apoio de Kassab

Entusiasta do evento desde a sua primeira edição, quando era prefeito de São Paulo, ministro Gilberto Kassab lança desafio para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para cidades inteligentes

02 de fev de 2017

O ministro Kassab reconheceu a importância do evento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e criação de inovações

Importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil, a Campus Party – evento que reúne no Anhembi, em São Paulo, jovens e representantes de empresas para discussão de novidades tecnológicas – tem apoio total do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O recado foi levado aos participantes da 10ª edição do evento, que termina no próximo domingo (5), pelo diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, que representou o ministro na abertura do encontro.

De acordo com Bernardes, “a primeira Campus Party aconteceu quando o ministro Kassab era prefeito de São Paulo. Ele é um entusiasta. Eu estava conversando com outros colegas que mencionaram o entusiasmo que ele teve na época com os temas de inclusão digital. Por isso, é muito importante trazer essa mensagem do ministro e do ministério. Sabemos da importância que esse evento tem para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, para a criação de inovações e também mostrar a importância que as comunicações têm para ser base de tudo isso que nós estamos falando”, afirmou.

O diretor do MCTI destacou que a tecnologia de dez anos atrás era muito diferente do que é hoje e o desafiou os campuseiros (como são conhecidos os participantes do encontro) a desenvolverem soluções tecnológicas para cidades inteligentes. Nesta sexta-feira (3), ele participará de um debate sobre o tema na Campus Party, organizado pelo Fórum Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas. “Quero desafiá-los sobre como fazer que as nossas cidades sejam mais inteligentes, mais humanas e sustentáveis. Nós estamos já planejando no evento de Brasília [Campus Day, entre 26 e 30 de julho] lançar uma grande hackathon sobre cidades inteligentes”, destacou.

Bernardes elogiou o esforço da Telebras para providenciar toda a infraestrutura de conexão de banda larga do evento, com velocidade de 40 gigabytes/segundo. O gerente do escritório regional da companhia – vinculada ao MCTIC – em São Paulo, José de Ribamar Barbosa Mendes, ressaltou o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que vai universalizar a banda larga no Brasil e garantir a segurança nas comunicações estratégicas do país. “A Telebras está pensando no futuro e o futuro está aqui. Para isso, vamos ter um satélite cobrindo o Brasil inteiro, sem exceção de nenhum dos nossos territórios”, disse.

Cidades Inteligentes

O Departamento de Inclusão Digital do MCTIC apresenta vídeos institucionais do programa Cidades Inteligentes no estande do ministério na Campus Party. Além disso, uma bancada demonstra o programa de recondicionamento de computadores e uma impressora 3D.

A divisão promove ainda uma visita guiada à Campus Party para 12 jovens carentes que fazem parte do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Nova Ágora de Cidadania, de São Paulo. O local atende jovens carentes por meio de cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos.

Na Arena Campus Party, o espaço fechado do evento, o MCTIC participa do lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas, iniciativa que classifica as cidades de forma que os gestores públicos tenham uma estratégia adequada para modernizar os serviços municipais.

Participação

O MCTIC tem um estande na área Open Campus. Nele, são divulgadas ações de sete programas do ministério relacionados às áreas de pesquisa científica e tecnológica: Brasil Mais TI, Start-Up Brasil, Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), Cidades Inteligentes, Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN) e Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). O espaço será multiuso e contará com um ciclo de palestras e a divulgação de várias ações da pasta e das entidades vinculadas. Técnicos estarão à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC.

Informações Partidárias

Notícias