César Halum defende o fim do 14º e 15º salários de deputados e senadores

"A manutenção desse privilégio não pode mais ser tolerada", disse o deputado; proposta será votada nesta quarta-feira (27).

26 de fev de 2013 · César Halum, deputados, PSD, salários, senadores

O deputado federal César Halum

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o Plenário vai votar amanhã a proposta que acaba com os 14º e 15º salários de deputados e senadores (PDC 569/12). Ele ressaltou que a inclusão do projeto na pauta foi apoiada por todos os líderes partidários. “É uma decisão para o bem desta Casa”, disse Alves.

Líderes de todos os partidos assinaram um requerimento de urgência para votação da proposta – o requerimento também deve ser votado amanhã, em Plenário. O deputado federal César Halum (PSD-TO) disse que a votação segue os anseios da sociedade. “Deve haver um tratamento equânime para todos os trabalhadores”, afirmou.

Halum ressalta que, em pleno século XXI, não se pode mais admitir que um grupo seleto da sociedade brasileira tenha direito a um benefício que não é estendido à grande maioria dos trabalhadores do país. “O 13° é uma conquista das classes trabalhadoras, mas não há qualquer sentido manter o 14° e o 15° somente, e justamente em benefício daqueles eleitos para representar toda a população. O Brasil vive um tempo de mudanças e a manutenção desse privilégio não pode mais ser tolerada. A sociedade exige, e nós temos a obrigação de ir de acordo com os anseios de quem nos elege”, disse.

O presidente da Câmara também afirmou que não está em discussão no Legislativo nenhuma medida para compensar financeiramente a extinção da ajuda de custo aos congressistas.

“Não [há chance de a Câmara criar compensações para o fim do 14º e do 15º]. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, respondeu Henrique Alves ao ser indagado sobre o tema.