MUNICÍPIOS

Cidade mais inteligente, Curitiba celebra 331 anos

Gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) promove mais de 20 atrações e entregas de obras para comemorar o aniversário da cidade. E o foco será a inovação, “para melhorar o dia a dia das pessoas”

04 de mar de 2024

Pinhão Hub será o novo ponto de encontro do ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Considerada como a cidade mais inteligente do mundo, conforme distinção recebida no final do ano passado, quando conquistou o título em Barcelona, na Espanha, Curitiba está comemorando seu 331º aniversário, neste mês de março, com o olhar voltado à inovação. “Curitiba chega aos 331 anos como a cidade mais inteligente do mundo. Inaugurações, lançamentos e eventos reforçam nosso compromisso em inovar dentro de um processo social. Tudo para melhorar o dia a dia dos nossos cidadãos”, afirma o prefeito da cidade, Rafael Greca (PSD).

Além da inovação, outro foco da celebração é o resgate histórico da capital paranaense. Os eventos tiveram início na sexta-feira (1º), com a entrega de uma escultura de Sri Chinmoy, fundador do Movimento Peace Run (Corrida da Paz), no Parque Náutico. Desde então, a Prefeitura vem promovendo uma programação especial que inclui eventos culturais, inaugurações, lançamentos e obras por toda a cidade.

Em novembro do ano passado, Curitiba conquistou o prêmio internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, da Fira Barcelona/Espanha. O World Smart City Awards é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo, reconhecendo políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

Pinhão Hub

No dia 14 de março, Curitiba dará mais um passo rumo à inovação com a inauguração da primeira etapa do Pinhão Hub, o novo ponto de encontro do ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão. Instalado no prédio central do Engenho da Inovação, no Rebouças, o Pinhão Hub materializa o projeto da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação de ter um espaço permanente para a promoção da inovação na capital paranaense.

Feira de Inovação

No dia 15 de março, a Feira de Inovação vai ocupar o Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Serão dois dias para empresas e instituições exporem produtos, pesquisas e soluções no evento promovido pelo Vale do Pinhão.

Smart City Expo

Essa feira é um “esquenta” para parte das atrações que o ecossistema de inovação curitibano vai mostrar aos visitantes da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Smart Plaza Vale do Pinhão, de 20 a 22 de março, no Parque Barigui.

Innovate Curitiba

Durante o Smart City será lançado o livro impresso Innovate Curitiba, um portfólio de divulgação global das empresas e iniciativas inovadoras da capital paranaense. Mas já é possível conhecer parte do conteúdo. O Innovate World, plataforma digital internacional de divulgação de lugares de inovação e cidades inteligentes, tem publicado as histórias dos integrantes do Vale do Pinhão e as replicado em suas redes sociais.

Destinos Inteligentes

Inovação e desenvolvimento em turismo tornarão Curitiba polo do setor de 17 a 19 de março, com a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi). Profissionais renomados e lideranças vão se reunir em pontos turísticos estratégicos, como o Memorial de Curitiba, e a expectativa é receber mais de mil pessoas na feira.

Paiol Digital

Mantendo a tradição, o primeiro Paiol Digital do ano – o encontro mensal do ecossistema para compartilhar experiências sobre inovação e empreendedorismo – é em março e dedicado às mulheres. Este ano, o evento terá a edição no novo ponto de encontro do ecossistema, o Pinhão Hub, em 26 de março, com mediação da jornalista e head do GazzConecta, Millena Prado.

Entre as palestrantes confirmadas, a CEO da Ademicon, Tatiana Schuchovsky Reichmann; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e a terceira colocada no Prêmio Empreendedora 2023, categoria Pequena e Média Empresa, Camila Tucunduva.

Auto da Fundação de Curitiba

A partir de segunda-feira (4) voltam aos palcos e espaços públicos da cidade o Auto da Fundação de Curitiba e a Evocação para Curitiba (versão estendida do espetáculo). A encenação, inspirada no quadro Fundação da Cidade de Curitiba do pintor Theodoro de Bona, de 1949, narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.

Os atores são caracterizados com vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas. O espetáculo apresenta a atuação de personalidades históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

A programação cultural das comemorações dos 331 anos de Curitiba inclui, ainda, a abertura da temporada da Camerata Antiqua de Curitiba no dia 21 de março, no Teatro Positivo, e os eventos alusivos ao aniversário de cinco anos do Cine Passeio, nos dias 23 e 24 de março.