Loading

Pesquisar

Incentivo

Colombo lança novo programa para apoiar municípios

O governador Raimundo Colombo (PSD) anunciou a segunda edição do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios), com o objetivo de promover a economia do Estado em 2017

10 de maio de 2017

Em reunião, Colombo discutiu ações para dinamizar a economia catarinense ao longo deste ano.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), anunciou nesta quarta-feira (10) a segunda edição do programa Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), com o objetivo de promover a economia catarinense em 2017. Em reunião com os principais gestores de seu governo, em Florianópolis, Colombo discutiu ações para dinamizar a economia catarinense ao longo deste ano.

O governador ressaltou que, mesmo diante do cenário de crise econômica no contexto nacional, o governo catarinense conseguiu manter as contas equilibradas e o bom ritmo dos investimentos. “Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e está sendo o primeiro a sair. É visível um princípio de retomada, mas ainda vivemos um momento que exige muita atenção e dedicação de todos”, afirmou Colombo para a plateia de secretários.

Neste contexto, o governador ressaltou a importância do Fundam 2. “Esse é um programa estratégico, que preserva e fortalece o nosso modelo de pequenos municípios. Queremos começar a dar curso a esta nova edição, o que vai se refletir em geração de emprego e renda em todo o Estado”, disse.

Na primeira edição, foram R$ 606 milhões destinados para investimentos nos municípios catarinenses, com gerenciamento e controle pela equipe do BRDE (Banco de Desenvolvimento da Região Sul). Foram investimentos em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. O destino do investimento é uma decisão de cada município, modelo que deve ser repetido nesta segunda edição.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, explicou que será encaminhado pelo executivo projeto para a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, pedindo a aprovação para que o estado realize os financiamentos dos recursos necessários. A proposta do Fundam 2 já tem o aval do governo federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor previsto para esta segunda edição é de R$ 700 milhões.

Nesta sexta-feira (120, o governador reúne os secretários regionais para apresentar a proposta do Fundam 2. E ao longo das próximas semanas, serão realizadas reuniões, lideradas por Colombo, com diferentes associações de municípios para tratar da formatação do programa.

Informações Partidárias

Notícias