ESTADOS

Com investimento, turismo cresce no Paraná, diz IBGE

Com grande programação de verão e cruzeiros marítimos, Estado registrou crescimento de 2% no turismo em janeiro, em relação a dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

15 de mar de 2024

Veranistas aproveitam a balneabilidade paranaense em Matinhos.

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Um dos eixos de investimentos feitos pela gestão do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o setor de turismo do Estado vem apresentando resultados superiores aos da média nacional. Puxado pela grande programação do Verão Maior Paraná e os cruzeiros marítimos, o Paraná registrou crescimento de 2% no turismo em janeiro deste ano, no comparativo com dezembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicados na sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi o maior resultado do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram recuos de 6,2% e 1,1%, respectivamente) e também ficou acima da média nacional, que caiu 0,8% no período.

No comparativo com janeiro de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 2,8%, enquanto a média nacional do período ficou em 0,5%. Esse número está na esteira do aumento de circulação de turistas, principalmente estrangeiros. O Paraná foi um dos Estados que mais recebeu turistas de outros países em janeiro. No primeiro mês do ano, 164.530 visitantes de outros países escolheram conhecer os atrativos paranaenses de Leste a Oeste. Com isso, o Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 265.719 turistas estrangeiros, e de São Paulo (179.749).