Com Manoel David, Tietê (SP) avançou em todas as áreas

Prefeito do PSD recuperou a Santa Casa municipal, quitou dívidas da prefeitura, investiu em infraestrutura e promove assistência social e ensino de qualidade aos munícipes.

16 de jun de 2016

manoel david em obra

O prefeito Manoel David: Graças a convênios com os governos do Estado e Federal e parcerias com a iniciativa privada, temos conseguido ótimos índices e obras importantes”

Em 2013 Manoel David assumiu a gestão de Tietê – município paulista de 40 mil habitantes, na região de Sorocaba – com a missão de reerguer a cidade em vários aspectos. A área da saúde concentrava parte dos problemas, com a Santa Casa municipal à beira de fechar as portas, com a maternidade inativa e uma dívida de aproximadamente R$ 17 milhões. A crise também afetava outras áreas da Prefeitura: dívidas, infraestrutura básica precária, frotas da Secretaria de Serviços e da Saúde sucateadas e o funcionalismo municipal totalmente desmotivado.

Contudo, esses e outros desafios já eram conhecidos por Manoel David, que desde a juventude atua na resolução de problemas do município. “Comecei a trabalhar pela comunidade muito cedo, como voluntário, chegando a coordenar o Voluntariado Jovem de todo o Estado de São Paulo. Em 2006, fundei uma associação, hoje denominada Ajutietê (Associação da Juventude de Tietê), com a ideia de auxiliar os mais carentes e as entidades beneficentes. Ainda realizo ações de voluntariado, mas ao longo da atuação, percebi que o terceiro setor sozinho não pode de fato mudar a realidade do todo. Por isso, encontrei na política a forma que acredito ser a mais eficaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida a partir da base e das estruturas legislativas e administrativas”, conta.

Formado em Direito e pós-graduado em Gerência de Cidades, Manoel David foi eleito vereador de Tietê aos 23 anos, em 2008, sendo o segundo mais votado e o vereador mais jovem da história da cidade. Em sua atuação na Câmara Municipal, foi autor de muitos projetos de lei, requerimentos e moções, prezando sempre por uma atuação efetiva na fiscalização do Executivo e na defesa dos direitos da população. Dentre as ações como vereador, destacam-se a autoria do projeto de lei que instituiu na cidade o IPTU Verde e as tratativas para a instalação de uma Escola de Ensino Técnico em Tietê.

O eficiente trabalho na Câmara gerou a candidatura e a posterior eleição como prefeito em 2012. E já no seu primeiro ano da gestão, Tietê conseguiu avançar em todos os aspectos. A Santa Casa saiu da intervenção municipal e foi devolvida à Irmandade do Hospital. Foi firmada a contratação para os serviços de Pronto Atendimento da Santa Casa e, com isso, aumentaram os repasses, e a mesa administrativa do hospital retomou credibilidade com fornecedores e prestadores de serviços, contando com a colaboração da sociedade e até do Hospital Albert Einsten. “Em meio à crise que levou outros hospitais da região a fecharem as suas portas, a Santa Casa de Tietê se tornou uma referência. Hoje, a dívida do hospital caiu para R$ 3 milhões, que já estão sendo pagos”, comemora.

As dívidas deixadas pela administração anterior também foram saldadas já no primeiro ano. Outras ações importantes foram a criação do Estatuto do Servidor Público Municipal e a renovação da frota de caminhões, máquinas, ambulâncias e vans que transportam pacientes diariamente de Tietê para centros de especialidade médica da Capital e região. “Além de colocarmos a casa em ordem, Tietê conseguiu avançar consideravelmente se levarmos em conta a grave crise econômica que afeta todos os municípios do Brasil devido à queda da arrecadação. Graças a convênios com os governos do Estado e Federal, parcerias com a iniciativa privada e uma dose de entusiasmo e criatividade da nossa equipe temos conseguido ótimos índices e obras importantes”, comenta o prefeito.

Entre os índices positivos alcançados por Tietê nos últimos anos estão a Nota 10 em Transparência Pública por 2 anos seguidos (2014 e 2015), na avaliação da Controladoria Geral da União; o Selo do Programa Município Verde e Azul; e o prêmio Prefeito Empreendedor 2015/2016, do Sebrae-SP, ficando em 1° lugar na categoria Desburocratização e Formalização, com o projeto “Desenvolvimento Sustentável: Atendimento Gratuito e Facilitado aos MEIs”. Outro prêmio recebido do Sebrae foi o Selo de Prefeito Empreendedor na categoria de Inovação e Sustentabilidade, pelo apoio dado à cooperativa de reciclagem no município.

visita emissario ribeirão da serra

Manoel David acompanha as obras de recuperação do Emissário da Serra: “Novas e grandes empresas estão vindo a cidade, representando investimento significativo na economia local”.

Dentre as realizações feitas com auxílio do governo federal e estadual, o prefeito destaca a construção de emissários e estações de tratamento de esgoto, obras de infraestrutura viária para nova ponte sobre o rio Tietê, obras de recapeamento e pavimentação de ruas, a construção da escola do bairro Terra Nova e da creche escola no bairro Terras de Santa Maria, as obras de reforma e/ou ampliação de postos de saúde e o programa Cidade Digital, que moderniza a gestão e o acesso aos serviços públicos.

Também são motivo de orgulho para Manoel David as ações educacionais, esportivas e sociais, que resultam numa melhor qualidade de vida aos munícipes. Em Tietê, os alunos das escolas municipais estudam pelo Sistema Sesi-SP de Ensino. No Esporte, desde a base até a profissionalização, crianças e jovens contam com escolinhas mantidas ou pela Prefeitura ou por meio do projeto Atleta do Futuro, também do Sesi. Na Assistência Social, foram implantados o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a Faculdade da Melhor Idade, o Centro Dia do Idoso, e incrementadas as atividades voltadas a crianças e adolescentes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Acima de prêmios, índices e obras, o que mais nos orgulha é ver o desenvolvimento qualitativo de Tietê. Novas e grandes empresas estão vindo a cidade, representando investimento significativo na economia local”, comenta Manoel David.

Dificuldades

Mesmo com expressivos resultados, Manoel David acredita que o excesso de burocracia e a falta de recursos dificultam o trabalho dele e de outros gestores municipais. Essas barreiras, segundo ele, impedem a criação de mecanismos que facilitem a vida do cidadão e o bom andamento dos projetos. “Para a sobrevivência financeira dos municípios, é necessário um novo pacto federativo, conforme bem propôs o nosso presidente da República, Michel Temer, em sua posse, no último dia 12 de maio. O novo pacto federativo deve ser a salvação que transformará e também vai reduzir a crise que o País atravessa. Isso porque, atualmente, os principais entraves para os municípios são a redistribuição desigual dos recursos e a baixa arrecadação municipal, juntamente com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede o uso de mais de 50% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a concentração dos tributos arrecadados com a União”, comenta.

Especificamente em Tietê, de acordo com o chefe do Executivo, a crise financeira e a oposição na Câmara fizeram com que muitos projetos importantes ficassem no papel. ”A melhor divisão dos recursos da União com os municípios e Estados, o incentivo a geração de emprego e renda com medidas de retomada do crescimento do Brasil e, acima de tudo, maior diálogo entre situação e oposição são ingredientes fundamentais para que Tietê continue sua trajetória de crescer a passos ainda mais largos”, opina.

inicio asfalto bairro são roque

Ao lado do ministro Gilberto Kassab, Manoel David acompanha o início do asfaltamento de ruas no bairro São Roque.

Eleições 2016

As expectativas de Manoel David para as eleições deste ano são otimistas. “A aliança do PSD de Tietê com o PMDB local foi uma fórmula de sucesso nas eleições de 2012, e vamos repeti-la em 2016, tendo importantes partidos como base aliada para o pleito deste ano. Sou pré-candidato à reeleição, mantendo a coligação com o PMDB, tendo como vice Antônio José Viotto, o Frafrá, a quem considero como um pai. Concorrendo às vagas na Câmara Municipal, teremos cerca de 10 candidatos pelo PSD”, explica.

O mandatário afirma que o compromisso do voluntariado e da vereança continuam nele e que, apesar de todas as dificuldades, orgulha-se de ter conquistado muitas melhorias para Tietê, e de manter um bom relacionamento com importantes líderes políticos nacionais, como o ministro Gilberto Kassab e o presidente Michel Temer. “Visamos a continuidade do nosso trabalho na Prefeitura de Tietê por meio da reeleição. Trabalhamos por todos e estamos confiantes de que nossos esforços podem ser refletidos nas urnas”, conclui.