CÂMARA

Comissão debate desafios das instituições para idosos

O deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) diz que as casas de repouso vêm assumindo importância diante do envelhecimento da população, mas ainda enfrentam grandes dificuldades

13 de maio de 2024

O deputado Zé Haroldo Cathedral: “Não há dúvidas que o assunto precisa ser vastamente discutido e o Parlamento se mostra o ambiente adequado para a discussão”

Edição Scriptum com Agência Câmara

Por sugestão do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debaterá na quarta-feira (15) os desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

De acordo com Zé Haroldo, “sabe-se que, com o aumento da população idosa, as Ilpis se tornaram instituições de grande relevância. À medida em que a população envelhece e se depara com dificuldades comuns da idade há um alto índice de abandono pela família ou, ainda que, a família esteja presente, não consegue oferecer os cuidados básicos necessários”.

Apesar da importância desse tipo de instituição, o parlamentar destaca que elas enfrentam grandes dificuldades para a sustentação e manutenção da estrutura, como escassez de equipamentos e insumos, associado ao aumento exponencial da demanda.

“Não há dúvidas que o assunto precisa ser vastamente discutido e o Parlamento se mostra o ambiente adequado para a discussão, possibilitando a identificação de medidas de aperfeiçoamento nas legislações relacionadas à matéria e à identificação de possíveis programas”, afirma.