Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Crise exige busca de inovações e novas oportunidades

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou encontro que reuniu representantes de mil cidades do país com o objetivo de encontrar novas fontes de recursos

25 de abr de 2017

O ministro Gilberto Kassab cumprimenta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif, durante encontro de municípios em Brasília.

O relacionamento dos cidadãos com o poder público começa pelos municípios e, por isso, é essencial manter a articulação entre ministérios e prefeituras. O alerta foi feito na manhã desta terça-feira (25) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ao participar da abertura do 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

A cerimônia de abertura do encontro teve a participação de várias autoridades, entre elas o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o secretário de Mobilidade Social do Ministério da Agricultura, José Rodrigues Pinheiro, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrão, o secretário da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, José Ricardo da Veiga, o Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior, e o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), recebeu neste ano a inscrição de aproximadamente 7 mil participantes de mil cidades brasileiras. A quarta edição do encontro tem como tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Até sexta-feira (28), no Estádio Mané Garrincha, representantes de prefeituras de todo o país vão participar de debates em salas temáticas, fóruns e pontos de encontro sobre temas como cidades inteligentes; mudanças climáticas; economia local e empreendedorismo e eficiência na gestão pública.

Na cerimônia de abertura, o presidente da FNP, Márcio Lacerda, ressaltou que as restrições orçamentárias enfrentadas atualmente pelas cidades brasileiras impõem aos prefeitos a busca por inovações e a exploração de oportunidades. “A restrição de recursos vem acompanhada pela desconfiança da população em relação às instituições e aos partidos. Para os gestores, isso resulta em um ambiente de maior desafio no relacionamento com os cidadãos.”

O presidente FNP apontou a relevância das micro e pequenas empresas para ajudar a enfrentar a crise. Segundo ele, as pequenas empresas assinam a carteira de mais de 70% das pessoas empregadas hoje no Brasil. “Os prefeitos entendem que o microempreendedor individual é estratégico para a geração de emprego e renda.”

Márcio Lacerda também apontou a importância estratégica dos governantes locais para o alinhamento dos municípios brasileiros aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Informações Partidárias

Notícias