MUNICÍPIOS

Curitiba avança na descarbonização dos transportes

O prefeito Rafael Greca (PSD) disse que licitação do serviço de limpeza pública vai contemplar veículos elétricos para serem testados na coleta dos resíduos. “Queremos cada vez mais descarbonizar”

29 de nov de 2023

O prefeito Rafael Greca e o vice e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), renovou na quarta-feira (29) sua aposta na descarbonização do setor de transportes na capital do Paraná. Ao anunciar que a cidade será a primeira da América Latina a participar da Iniciativa Laneshift, do The Climate Pledge, co-liderada pela Amazon e Global Optimism, em colaboração com a Rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), ele disse que a próxima licitação do serviço municipal de limpeza pública vai contemplar veículos elétricos para serem testados na coleta dos resíduos. “Queremos avançar cada vez mais, cada vez mais descarbonizar. Vamos buscar nossos objetivos do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima)”, disse Greca.

A Iniciativa Laneshift é um programa que tem como meta combater as emissões de carbono do transporte rodoviário de carga. Segundo o inventário climático feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cerca de 66% das emissões de gases de efeito estufa da cidade vêm do transporte. A iniciativa Laneshift foi adaptada para enfrentar os desafios específicos enfrentados por Curitiba na eletrificação do transporte de carga médio e pesado.

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, também falou sobre a importância do programa ser feito na capital paranaense. “Curitiba está sim envolvida em todas as ações e oportunidades para discutir a sustentabilidade no mundo. Não à toa, Curitiba foi escolhida a Cidade Mais Inteligente do Mundo, em Barcelona, na Espanha. A cidade investe em novas energias e agora com o transporte de carga provamos mais uma vez esse compromisso assumido”.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que este é mais um trabalho em conjunto com a C40, que também atua no Curitiba Mais Energia e ajudou na implantação da Pirâmide Solar de Curitiba, na Caximba. “Esse é um trabalho em conjunto para o enfrentamento das mudanças climáticas. A ideia é incentivar as empresas a usarem essa alternativa de veículos elétricos. Na nossa licitação para a coleta de lixo já estão previstos os testes com caminhões elétricos”, explicou Marilza.

O secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, afirmou que as novas licitações da Prefeitura já vão prever o uso de veículos elétricos no transporte de carga. “Abrimos um edital de licitação para a aquisição de 10 veículos elétricos para transportar os funcionários da Prefeitura. Também teremos uma licitação para a substituição de todos os caminhões da Prefeitura para serem elétricos”, disse Jarschel.