MUNICÍPIOS

Curitiba avança na recuperação de suas calçadas

Com novos investimentos, a gestão do prefeito da capital paranaense, Rafael Greca (PSD), leva adiante programa que reafirma a prioridade para pedestres e estimula a mobilidade nos bairros

30 de jan de 2024

Primeiro lote do projeto Caminhar Melhor prevê 100 km de acessibilidade nos passeios de ruas do centro e dos bairros.

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

A gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), segue investindo recursos no projeto Caminhar Melhor, que prevê a requalificação de calçadas na cidade e reafirma a prioridade dada ao pedestre. O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à acessibilidade no ambiente urbano, beneficiando também o comércio local.

O projeto integra o Programa de Mobilidade Urbana, previsto no Plano de Governo para a gestão 2021/2024. O primeiro lote do projeto Caminhar Melhor prevê 100 km de acessibilidade nos passeios de ruas do centro e dos bairros.

“Estamos investindo em calçadas e calçadões acessíveis e humanitários, em espaço de valorização das pessoas. É a mobilidade ativa, um estímulo para que o cidadão seja o protagonista do movimento, que se aproxime dos espaços urbanos e seja mais sustentável”, diz Rafael Greca.

A mobilidade ativa, defende Greca, é uma ativadora do espaço público, uma vez que, caminhando, as pessoas têm maior chance de ocupar esses locais. Além de calçadas já entregues em diversos bairros da cidade e obras em andamento, já estão sendo licitados serviços para garantir acessibilidade nas calçadas da Rua Alameda Prudente de Moraes, no Centro, e revitalização da Praça dos Palhaços e da Rua Desembargador Cid Campelo, no CIC.