MUNICÍPIOS

Curitiba caminha para combater o sedentarismo

A gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) realiza a Semana de Combate ao Sedentarismo, com a promoção de vários eventos para estimular a prática de atividades físicas

11 de mar de 2024

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Com céu nublado e temperatura amena, um dia típico em Curitiba, a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) deu início no domingo (10) à Semana de Combate ao Sedentarismo, que vai até sábado (16) com a realização de vários eventos sob medida para estimular a prática de atividades físicas.

Já no domingo, em 10 regionais administrativas da capital paranaense, muitas pessoas acordaram cedo para participar de caminhadas de 5 km, em animados grupos com integrantes de várias faixas etárias. Ao todo, 827 pessoas participaram da atividade, que integra os programas 60+ e Curitiba Ativa.

No bairro Vila Izabel, Regional Portão, cerca de 70 participantes se reuniram no Centro de Esportes e Lazer Arthur Bernardes, e saíram em caminhada até a Praça do Japão, retornando depois ao ponto de partida. “Escolhemos este percurso porque todo o trajeto é delimitado, é muito seguro para os participantes, além de ter uma paisagem muito bonita”, disse a coordenadora do CEL Arthur Bernardes, Sandra Regina de Lima.

Entre os participantes da Regional Portão, estavam as atrizes Etty Nandes, 80 anos, e sua filha, Cili Nandes, 47. Residentes no bairro, a dupla participa de várias atividades organizadas pela Prefeitura. “Eu faço hidroginástica no CEL Ouvidor Pardinho e alongamento aqui no CEL Arthur Bernardes. Nós somos parceiras para tudo, sempre viajamos juntas”, disse Etty Nandes.

A dupla já atuou em vários filmes. O último trabalho foi no filme Coração de Neon, filme rodado no bairro do Boqueirão, em Curitiba. “Nós sempre fazemos caminhadas juntas. A atividade física faz parte da nossa vida, assim como a atuação. Agora estamos nos preparando para participar do filme Dois Caipiras em Colombo”, comentou Cili Nandes.

A família Nimoto, que mora no Santa Quitéria, também estava animada para participar do evento. A caçula Valentina Nimoto, 9 anos, não escondia a felicidade de estar ali. “Eu gosto muito de caminhar. Todos os dias eu volto a pé da escola”, disse a menina, que é estudante do Colégio Marista e estava acompanhada do pai, Nilton; da mãe Andreia e da avó, Hideko Nimoto.

Sedentarismo mata

A falta de atividade física aliada a uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes são uma ameaça à vida e causam quase 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, resultando em 300 mil mortes por ano por doenças relacionadas à falta de atividade física.

Fazer caminhadas regularmente é um dos melhores exercícios para melhorar a saúde e prevenir males crônicos, como as doenças cardiovasculares.

Quanto mais rápido, mais longe e com mais frequência a pessoa caminhar, maiores serão os benefícios. Para quem não está acostumado, o ideal é começar aos poucos, caminhando em ritmo médio, e aumentar gradualmente, tanto a distância quanto a frequência e intensidade.