O prefeito Rafael Greca participa da abertura da SBPC
Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), participou no domingo (23) da abertura da 75a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Teatro Guaíra. No evento, que prossegue até o sábado (29), devem ser discutidas as principais questões da ciência e tecnologia no Brasil. Esta é a primeira reunião anual da SBPC depois da pandemia da Covid-19 e são esperadas em Curitiba mais de 20 mil pessoas, do Brasil inteiro. A programação pode ser acessada pelo site oficial do evento.
Ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; do presidente do SBPC, Renato Janine Ribeiro; e do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, o prefeito Rafael Greca saudou todos os cientistas e estudantes que vão participar das discussões sobre a ciência e tecnologia ao longo desta semana em Curitiba. “Estamos honrados em receber um evento desta importância, o maior evento de divulgação da ciência e tecnologia da América Latina”, afirmou.
O tema da reunião deste ano é Ciência e Democracia para um Brasil Justo e Desenvolvido e, de acordo com Greca, “o encontro da ciência em Curitiba é a afirmação da recente vitória que a democracia teve neste país. É a afirmação do bem que desejamos à terra e à gente do Brasil”, completou o prefeito.
Em seu discurso, ele listou vários exemplos de Curitiba como cidade inovadora e sustentável. A Pirâmide Solar, o Bairro Novo da Caximba, o Vale do Pinhão e os programas de reciclagem do lixo com as associações do Ecocidadão foram detalhados pelo prefeito. “A inovação só vale quando se transforma em processo social. A ciência servindo à universidade e a universidade servindo à cidade fazem essa realidade. Agradecemos por estarmos vivos por causa da vacinação em massa durante a pandemia. Agradecemos o dom da vida e louvamos o SUS brasileiro”, definiu Rafael Greca.