MUNICÍPIOS

Curitiba é a Cidade Mais Sustentável do Brasil

O prefeito da capital paranaense recebeu o prêmio conferido pelo Sebrae. “O meio ambiente é prioridade”, disse Rafael Greca (PSD)

13 de jun de 2024

O prefeito Rafael Greca: prêmio reconhece as práticas municipais que induziram o desenvolvimento e fortaleceram o empreendedorismo em dez categorias

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), recebeu esta semana o troféu concedido à cidade, considerada a Mais Sustentável do Brasil no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

A premiação do Sebrae nacional reconhece as práticas municipais que induziram o desenvolvimento e fortaleceram o empreendedorismo em dez categorias. A capital paranaense venceu com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), Greca destacou que a gestão fez jus à condecoração. “Os curitibanos são merecedores da Prefeitura Empreendedora que fazemos. O meio ambiente é prioridade em Curitiba. Desde 2017, nossas políticas públicas apoiam o crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social. São ações para uma cidade com menos carros, com geração e uso de energias renováveis, segurança alimentar, menos desigualdade social, menos resíduos, incentivo à agricultura urbana, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da cidade com sustentabilidade”, disse.

É a primeira vez que Curitiba conquista o prêmio em 12 edições bianuais promovidas pelo Sebrae Nacional. A cidade já havia sido eleita, em novembro de 2023, a cidade mais inteligente do mundo pela Fira Barcelona por seu projeto de Sustentabilidade. “Curitiba está em um ciclo virtuoso, promovendo a melhoria na qualidade de vida, gerando empregos e renda para a população, atraindo novas empresas e talentos”, destacou o secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão.

Iniciativas sustentáveis

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba vem implantando políticas públicas, programas e projetos que resultaram em novos espaços e ações que tornam a cidade mais resiliente às mudanças climáticas, mais proativa na preservação do meio ambiente e comprometida com a redução de emissão de gases poluentes.

Entre as iniciativas, estão a criação de novos parques alagáveis, que reforçam o conceito de “cidade-esponja” da capital paranaense e ajudam a reduzir ainda mais a possibilidade de inundações em caso de fortes chuvas; a inédita Reserva Hídrica do Futuro, que irá suprir a cidade com água em caso de estiagem prolongada; o Hipervisor Urbano, que usa a inteligência artificial para prevenir problemas ambientais típicos de uma grande cidade; e a entrega das primeiras casas do Bairro Novo da Caximba, maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Também são exemplos recentes de iniciativas da Prefeitura em seu compromisso de mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas, a criação da Pirâmide Solar de Curitiba, a eletrificação dos ônibus e as fazendas e hortas urbanas.

O prêmio

O XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Na história do prêmio, que teve início em 2001, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

O PSPE é realizado em duas grandes etapas. A estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa, em que Curitiba foi a vencedora e habilitada para concorrer à etapa nacional, e a nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.

O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.