Espaço inclui em sua programação visitas guiadas ou livres, gratuitas e abertas, cursos e capacitações a todo público interessado
Redação Scriptum com assessoria de comunicação da Prefeitura
Reconhecida no Brasil e no exterior por suas iniciativas inovadoras, a gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) inaugurou em junho de 2020 a Fazenda Urbana, voltada à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana.
Localizado no bairro Cajuru, ao lado do Mercado Regional, o espaço inclui em sua programação visitas guiadas ou livres, gratuitas e abertas, cursos e capacitações a todo público interessado. A programação de agosto começa com o curso Conhecendo as Abelhas Sem Ferrão, que busca sensibilizar e formar futuros multiplicadores de conhecimento sobre o cuidado e preservação das espécies nativas do Brasil. O curso é aberto a toda a comunidade e vai mostrar como são as abelhas e qual sua importância na biodiversidade.
Para as crianças, o destaque é o curso Culinária Afetiva para Famílias: Preparando Massas a partir do Aproveitamento Integral de Vegetais e Hortaliças. O objetivo é promover o consumo das hortaliças e vegetais de forma integral, com receitas e preparações que incluam o consumo das partes não convencionais (folhas, talos, cascas).
A atividade terá aula prática sobre higienização básica e vai mostrar como aproveitar os alimentos de forma integral finalizando com o preparo das massas e molhos. Podem participar crianças acima de 10 anos acompanhadas de um responsável.
Passeio Livre
Todo último sábado do mês é dia de passeio livre na Fazenda Urbana. A atividade gratuita é aberta a todos os interessados. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de adulto responsável. Nesta modalidade, o visitante cria o seu roteiro para conhecer toda estrutura da Fazenda Urbana, que inclui áreas de cultivo, estufas e espaço de compostagem, sem o auxílio de um técnico/guia.
A entrada é gratuita, mas quem quiser auxiliar nos projetos sociais da Prefeitura pode colaborar com o Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais.