Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba ganha novo espaço para estimular a inovação

O prefeito Rafael Greca (PSD) inaugurou o Pinhão Hub, ambiente permanente para conexão de empreendedores. “Uma semente de inovação para uma cidade cheia de ideias”

15 de mar de 2024

O prefeito Rafael Greca durante inauguração do Pinhão Hub

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), inaugurou na noite de quinta-feira (14) um novo espaço de inovação na capital do Paraná. Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), Greca exaltou a criatividade, o pioneirismo e o pensamento da cidade que foi considerada este ano, em premiação internacional, a mais inteligente do mundo.

Instalado no espaço Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, bairro Rebouças), o Pinhão Hub materializa o projeto da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação de ter um endereço permanente para as conexões do segmento na capital paranaense.

“Este Pinhão Hub reinventa esta edificação, que já foi uma fábrica de farinha da Família Fontana. Hub quer dizer eixo, quer dizer ponto de encontro, quer dizer conexão. Este Pinhão Hub é uma semente de inovação para uma cidade cheia de ideias”, destacou Greca.

O local será o ponto de encontro do Vale do Pinhão, ecossistema da inovação de Curitiba, para promoção de conexões que geram negócios, produtos e novas tecnologias na cidade. O espaço tem 1,2 mil m², distribuídos em três andares. Comporta 158 posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório, num espaço colaborativo e multissetorial, além de um ponto dos Jardins de Mel e três bicicletas compartilhadas da Tembici.

Ao lado de Eduardo Pimentel e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, Greca acompanhou o abrir das portas do Pinhão Hub ao público e conheceu as instalações.

Sendo um espaço de inovação, sua inauguração não poderia ser de outra forma que não fosse com criatividade e “mirabolante”, como definiu Greca. Diante do público que lotou o pátio do Engenho da Inovação, um especialista em rapel vestido de astronauta descerrou, do topo do prédio, a faixa sobre a gigante marca do hub curitibano de inovação estampado na fachada.

Cidade inteligente

A inauguração do Pinhão Hub também homenageou o DNA inovador de Curitiba, em uma noite de celebração a uma cidade que soube se manter na vanguarda e que, com a criação do Vale do Pinhão, em 2017, cresceu exponencialmente o reconhecimento internacional da capital paranaense como smart city (cidade inteligente).

O público – formado por representantes de instituições e do ecossistema de inovação, como o vice-presidente global de soluções da Electrolux, Mauricio Bozzo, e o diretor de Tecnologia da Informação Latam da empresa, Anderson Moraes – foi surpreendido também com a exibição de projeção mapeada na fachada do Pinhão Hub. Nela, foi contada a história da inovação em Curitiba, desde a presença dos irmãos engenheiros Rebouças, que atualmente batizam o bairro da inovação curitibana, até a Pirâmide Solar de Curitiba.

Os convidados também viram a mostra de fotos Cidade Mais Inteligente do Mundo e a exposição dos projetos da Prefeitura de Curitiba, incluindo Fab Lab, Farol Móvel e equipes de Robótica das escolas municipais Herley Mehl, Maria Clara Brandão Tesseroli e Cândido Portinari.

“A inovação é a essência de Curitiba e se fortaleceu porque o Vale do Pinhão foi criado e na união todos vocês que estão aqui: meio acadêmico, empreendedores, poder público. Daqui vão sair grandes ideias para melhorar as cidades do mundo”, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Novos negócios

O Pinhão Hub vai sediar cursos, eventos, oficinas e projetos oferecidos pelo Invest Curitiba e pela Escola de Inovação, além de oferecer um programa de inovação aberta para as empresas, que podem ser residentes do local.

O Pinhão Hub terá eventos de entrada gratuita, como os promovidos pelos programas de empreendedorismo e inovação do Vale do Pinhão, como a aula inaugural do Bom Negócio, em 25 de março, e o Paiol Digital Especial Mulheres, no dia 26.

O hub também terá ações gratuitas com Associações Empresariais e Câmaras de Comércio, buscando atrair investimento para a cidade. Empresas podem locar o espaço para serem residentes do Pinhão Hub.

Informações Partidárias

Notícias