Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba mostra nos EUA suas ações ambientais

O prefeito Rafael Greca (PSD) fala a empresários e investidores, em Washington, sobre o trabalho que vem sendo realizado na capital do Paraná visando a sustentabilidade ambiental

01 de set de 2023

Reunião de abertura do Fórum de Desenvolvimento do Brasil 2023

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Os projetos que a Prefeitura de Curitiba vem desenvolvendo na área ambiental foram tema da palestra do prefeito Rafael Greca (PSD) no Fórum de Desenvolvimento do Brasil 2023, realizado no final da semana em Washington.

Falando a empresários e investidores, Greca destacou ações em andamento na área de produção de energia limpa e de descarbonização da frota de transporte público, entre outras.

O Fórum, promovido pela Lide Brasil, integra o ciclo de eventos internacionais que reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores com vistas ao fomento de parcerias e a ampliação de investimentos.

Além de Greca, diversas outras lideranças do PSD participam do evento, a exemplo do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; e dos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Palhoça, Eduardo Freccia.

Entre os projetos abordados no fórum estão a Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário; e o projeto do novo Inter 2, que tem financiamento do BID e receberá ônibus elétricos, reforçando o compromisso da capital para a redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis. Os 70 primeiros modelos elétricos serão adquiridos por Curitiba até junho de 2024 e testes com modelos de potenciais fornecedores, como BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo, já começaram e seguem até o fim do ano.

No Lide Brazil Development Forum, Greca participou do painel Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros, na tarde de sexta-feira (1), com governadores, vice-governadores e prefeitos brasileiros. Ele falou também sobre o portfólio de investimentos da cidade, consolidado a partir do Programa de Recuperação Fiscal e de Projetos Estruturantes que abriram portas para financiamentos na melhoria da infraestrutura urbana.

Na capital dos Estados Unidos, Greca cumprirá também uma agenda de compromissos oficiais até o dia 6 de setembro, que incluem encontro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e visitas técnicas a programas de eletromobilidade e adaptação às mudanças climáticas em desenvolvimento em Washington. O prefeito retorna a Curitiba no dia 7 de setembro.

Potencial de Investimentos

Realizado nos 1º e 2 de setembro, o Lide Brazil Development Forum tem como tema âncora o Potencial de Investimentos Multilaterais no Brasil. Também são painéis de destaque no evento Fatores que promovem o Desenvolvimento Sustentável; Como obter melhor acesso aos Fundos Multilaterais: Saneamento/Energias Renováveis/Meio Ambiente/Saúde e Educação; e Perspectivas Econômicas para o Brasil.

Entre outras autoridades participantes do evento estão a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o vice-presidente da International Finance Corporation (IFC), Alfonso Garcia Mora; o diretor-geral da IFC Brasil, Carlos Leiria Pinto; e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.

Informações Partidárias

Notícias