Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba reforça presença entre cidades inteligentes

Ao participar do Smart City Expo World Congress 2023, em Barcelona, o prefeito Rafael Greca (PSD) destaca sua confiança “na inovação como processo social e de reforço democrático da humanidade”

07 de nov de 2023

Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

A disposição de continuar investindo em inovação para beneficiar a qualidade de vida da população foi enfatizada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), em sua participação no primeiro dia do Smart City Expo World Congress 2023, na terça-feira (7), em Barcelona, na Espanha. Além de ser recepcionado por Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, consórcio espanhol que promove internacionalmente o fórum de cidades inteligentes, ele inaugurou o estande de Curitiba no evento e se reuniu com autoridades.

Greca e Zapatero celebraram a parceria entre a Fira Barcelona e a capital paranaense na realização do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do fórum da Espanha – o maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo. “Nós temos muita honra de ter merecido do (Ricard) Zapatero a possibilidade de realizar essa feira em Curitiba, que já fizemos várias vezes e vamos repetir em 2024”, disse Greca.

A quarta edição do evento curitibano, em março deste ano, teve recorde de público, com 15 mil visitantes, reunindo representantes de 450 prefeituras, 26 Estados mais o Distrito Federal, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções.

Com esses números, o Smart City Expo curitibano se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona. A quinta edição do congresso em Curitiba será nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, com o tema Reinventing Cities for All (Reinventando as cidades para todos).

No encontro com Zapatero, Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, assinaram o livro de honra do Smart City Expo World Congress. “Nós, brasileiros da cidade de Curitiba, no seu ano 330 de fundação, renovamos nossa fé na inovação como processo social e de reforço democrático da humanidade”, escreveu o prefeito em sua mensagem.

Curitiba está presente nos três dias do evento em Barcelona. Pela primeira vez, a cidade tem um estande na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo experiências exitosas da Prefeitura. No local, visitantes de diversos países podem conhecer a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; a Família Folhas; a Pirâmide Solar de Curitiba; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já, Curitiba em Movimento, Guia Curitiba, Curitiba APP; o e-Cidadão; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Agenda internacional

Greca participa do Smart City Expo World Congress 2023 até o dia 9 de novembro e segue cumprindo uma agenda de compromissos oficiais até o dia 12 de novembro, buscando novas parcerias internacionais e soluções inovadoras para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Na quarta-feira (8), o prefeito participa da cerimônia de premiação do Smart City World Awards 2023, em que Curitiba é uma das seis finalistas na categoria City Award (Prêmio Cidade), reconhecimento concedido a cidades por estratégias globais que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos.

Este é o quinto ano em que Curitiba está entre as seis finalistas, selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estão na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

No terceiro dia do congresso, na quinta-feira (9), Greca será um dos palestrantes e vai falar sobre as ações, programas e projetos da capital paranaense que a tornaram, nos últimos sete anos, referência em smart city e sobre a experiência de a cidade ser sede brasileira do Smart City Expo.

Informações Partidárias

Notícias