Danrlei critica insegura jurídica de trabalho nas divisões de base do futebol

Para o deputado, clubes de formação podem perder atletas para empresários avulsos e, por isso, não valorizam mais a categoria.

05 de jun de 2013 · Danrlei, futebol, PSD, Trabalho

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Heleno Rezende

O trabalho nas divisões de base do futebol brasileiro foi tema debatido em audiência pública nessa terça-feira (4) na Comissão de Turismo e Desporto. Por não constituir vínculo jurídico de trabalho, a relação entre jovens atletas e os clubes de formação de base é considerada extremamente delicada. Segundo o deputado Danrlei de Deus (RS), membro da comissão, a falta de clareza nessa relação traz uma enorme insegurança jurídica.

Para ele, os clubes de formação podem perder os atletas para empresários avulsos a qualquer momento. Por isso, não valorizam mais a categoria e mantém alta rotatividade desses jovens, que acabam em situação precária. “O que temos de fazer é estabelecer o vínculo desses meninos com os clubes, de forma que estes tenham compromisso de mantê-los, nas condições adequadas, por um período mínimo, mas também sejam ressarcidos caso o atleta queira deixar o clube”.

Leia mais no PSD Câmara.