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ESTADOS

Deputado do PSD no Paraná quer policiais civis aposentados em pedágios desativados

Cobra Repórter encaminhou requerimento ao governador Ratinho Junior, também do PSD, com a sugestão

26 de nov de 2021

O deputado estadual Cobra Repórter, autor do requerimento

Redação Scriptum com Agência Paraná

O deputado estadual paranaense Cobra Repórter (PSD) apresentou esta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento sugerindo que policiais civis aposentados – a exemplo do que acontece com dos policiais militares da reserva – possam trabalhar no monitoramento e manutenção administrativa das rodovias que tiveram seus pedágios desativados.

“Solicito ao sensível governo do Paraná que oportunize aos policiais civis aposentados a possibilidade de auxiliarem nos monitoramentos e manutenções administrativas pertinentes. Tal sugestão chegou até mim a pedido da comunidade de aposentados da Policial Civil, por intermédio do policial civil aposentado Mozart Kuster de Azevedo”, justificou o deputado em seu requerimento.

O requerimento foi endereçado ao governador Ratinho Junior (PSD), ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e ao secretário estadual de Segurança Pública, Rômulo Marinho.

Fim das concessões

A partir de 28 de novembro não haverá mais cobrança do pedágio nas rodovias do Anel de Integração, segundo o Governo do Estado. Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram às 23h59min do dia 26 de novembro, enquanto os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, às 23h59min do dia 27 de novembro.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual para discutir os planos de canalização do tráfego nas praças de pedágio, com o fim dos contratos do Anel de Integração.

Cada praça deverá ser adaptada para garantir a passagem dos veículos sem gerar congestionamentos e com segurança. Isso inclui o bloqueio das cancelas que não serão mais utilizadas, retirada de equipamento nas passagens que ficarão liberadas, instalação de ampla sinalização informando e orientando o usuário quanto às novidades, e demais mudanças necessárias.

Em 1996, foram firmados convênios de delegação para exploração de rodovias federais entre o Governo do Paraná e o Governo Federal, abrindo espaço para a licitação e assinatura dos contratos de concessões em 1997, divididos em seis lotes e com prazo de execução de 24 anos. Os mesmos foram modificados ao longo dos anos, com termos aditivos assinados em 1998, 2000, 2002, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Atualmente 2.505,2 quilômetros de rodovias federais e estaduais compõem o Anel de Integração, que será encerrado no final deste mês. O novo programa de concessões rodoviárias está sendo elaborado pelo Governo Federal, devendo ser lançado em 2022.

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