Loading

Pesquisar

EXTERIOR

Eliziane Gama vai aos EUA debater democracia

Senadora do PSD do Maranhão lidera delegação de parlamentares brasileiros que participará de encontros com representações políticas em Washington para discutir ataques à democracia nos dois países

29 de abr de 2024

A senadora Eliziane Gama entregará aos colegas americanos publicação intitulada “A Democracia Brasileira Venceu”, resumo do relatório final aprovado pela CPMI.

Edição Scriptum com assessoria de comunicação da senadora

Liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), uma comitiva de parlamentares brasileiros terá, entre os dias 29 de abril e 2 de maio, uma série de encontros com representações políticas em Washington, nos Estados Unidos. Gama foi a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso que investigou os ataques antidemocráticos às sedes dos três Poderes da República em 8 de janeiro de 2023.

O objetivo da iniciativa, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog, é realizar um intercâmbio de práticas parlamentares na defesa da democracia, a partir das experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques antidemocráticos ocorridos em 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos, e em 8 de janeiro de 2023, no Brasil.

Entre as atividades da agenda em solo americano, estão previstas conversas com o deputado democrata Jamie Raskin e membros do House January 6th Committee (Comitê que investigou a invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro de 2021) e uma visita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Eliziane Gama entregará aos colegas americanos publicação intitulada “A Democracia Brasileira Venceu”. O livreto é um resumo do relatório final elaborado pela parlamentar e aprovado pela CPMI.

“A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), reunindo senadores e deputados, da qual tive a honra de ser relatora, trouxe à lume a verdade dos fatos. Descortinou omissões de setores da segurança e até das Forças Armadas, deslindou financiadores e formas de financiamento dos manifestantes, deixou claro que 8 de janeiro foi uma ação nefasta, criminosa, antipatriótica, cujo objetivo era atingir profundamente o Estado Democrático brasileiro”, diz trecho da publicação.

A agenda conta com o apoio do Washington Brazil Office, e vem sendo articulada com Raskin e Eliziane desde novembro de 2023, após encontro de representantes do IVH com a parlamentar em Brasília, à época em agenda pela instituição do Dia da Democracia.

Informações Partidárias

Notícias