Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Em Curitiba, cidadãos definem melhorias para a cidade

Gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) coloca à disposição dos moradores unidades móveis para colher sugestões sobre como gastar o dinheiro arrecadado por meio de receitas como impostos e taxas

29 de fev de 2024

Por meio dos quatro veículos caracterizados do Fala Móvel, será possível participar até 27 de março

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Em Curitiba, a partir de sexta-feira (1º), os cidadãos terão mais uma facilidade para participar da definição de melhorias para a cidade. A gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) está colocando à disposição de todos – e os bairros das regionais Boqueirão, Matriz, Cajuru e Boa Vista serão os primeiros a receber – unidades móveis do Fala Curitiba. Será o primeiro dia da consulta pública anual promovida pela Prefeitura sobre o direcionamento dos investimentos na cidade. Para quem prefere participar sem precisar se deslocar, a opção é acessar a internet a partir da zero hora do mesmo dia.

Por meio dos quatro veículos caracterizados do Fala Móvel, será possível participar até 27 de março, pela manhã e à tarde. Pela internet, o prazo vai até 31 de março. De uma ou de outra forma, os cidadãos a partir de 15 anos vão sugerir à Prefeitura em quais áreas ela deve gastar o dinheiro arrecadado por meio de receitas como impostos e taxas. Para isso, o participante deverá preencher um formulário, impresso ou virtual, onde é possível escolher entre 65 ações referentes a 17 políticas públicas.

As sugestões apontadas nessa fase – a primeira da consulta pública deste ano mas que vem sendo aplicada desde 2017 – vão orientar a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária). Na prática, a partir dessas informações, a Prefeitura esboçará um rascunho da distribuição dos recursos entre as diferentes áreas administrativas com a ajuda dos moradores e de quem frequenta e gosta da cidade.

O Fala Curitiba terá mais duas etapas – uma vai sugerir obras e serviços para a LOA (Lei Orçamentária Anual), em que a Prefeitura recolhe sugestões para detalhar o que fazer com o dinheiro disponível do orçamento municipal em cada área temática. Na última, serão votadas as sugestões mais pedidas pelo público.

Informações Partidárias

Notícias