SEGURANÇA

Em debate, programa contra a violência doméstica

Em seminário na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Coronel Camilo (PSD) abordou resultados positivos do programa Patrulha Família Segura, realizado pela Polícia Militar

24 de nov de 2017 · #coronel camilo #aldamarcoantonio

“O combate à violência doméstica inibe também a prática de outros delitos, pois retira essa sensação de impunidade que o agressor muitas vezes acaba sentindo”. A afirmação é do deputado estadual Coronel Camilo (PSD), que promoveu seminário sobre o tema nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento contou com a presença da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e de diversas autoridades da região do Vale do Ribeira, onde a Polícia Militar desenvolve o programa Patrulha Família Segura. O projeto atende 540 famílias das seguintes cidades: Registro, Cajati, Miracatu, Sete Barras, Iguape, Ilha Comprida, Jacupiranga, Eldorado e Pariquera-Açu.

Criada em 2015, a Patrulha já reduziu em 60% o número de casos de violência na área de atuação. “Muitas pessoas acabam não comunicando os crimes porque, normalmente, o agressor é  o pai, o irmão ou um namorado. O programa consiste numa viatura que vai até a residência fazer cumprir a medida protetiva da Lei Maria da Penha, para que a vítima se sinta segura. A viatura vai também à residência do agressor, para dizer que ele não pode mais chegar perto da vítima”, afirmou Coronel Camilo.

A coordenadora do PSD Mulher elogiou a iniciativa do deputado e destacou que o debate é bastante relevante, em função da cultura machista ainda presente na sociedade brasileira. A major Madalena Almeida Leite, coordenadora da Patrulha Família Segura, ressaltou a importância das visitas às mulheres agredidas, que ficam muito fragilizadas e vulneráveis. “O sucesso do programa é incontestável. Nos casos em que houve atendimento, não tivemos nenhuma reincidência”, frisou a oficial.