LIVRO

Espaço Democrático lança o livro ‘Interpretações do Brasil’

Obra pretende favorecer a compreensão dos caminhos que conduziram o País àquilo que ele é nos dias de hoje

26 de fev de 2019

Da esquerda para a direita: Helio Michelini Pellaes Neto, Luiz Alberto Machado, Tulio Kahn e Roberto Macedo.

Edição: Scriptum

O Espaço Democrático – fundação para estudos e formação política do PSD – lançou oficialmente nesta terça-feira (26) sua mais recente publicação: Interpretações do Brasil – Tradicionais e novas abordagens históricas, econômicas e diplomáticas. O livro, que reúne textos de colaboradores da fundação, pretende favorecer a compreensão dos caminhos que conduziram o Brasil àquilo que é nos dias de hoje.

Dezenas de pessoas estiveram na solenidade de lançamento, entre as quais lideranças do PSD como os prefeitos de Itupeva, Marcão Marchi, de Euclides da Cunha Paulista, Christian Fuziki Ikeda, e de Maracaí, Eduardo Correa Sotana, o Tatu.

Organizado pelo economista Luiz Alberto Machado e pelo sociólogo Tulio Kahn e editado pela Scriptum Editorial, Interpretações do Brasil é dividido em quatro capítulos. Cada tema é apresentado por meio de artigos analíticos, com as próprias referências bibliográficas, das quais as mais relevantes são brevemente resenhadas pela equipe de colaboradores do Espaço Democrático.

No primeiro capítulo, “Antologias”, são examinadas duas obras que tratam da formação histórica do Brasil, nas quais seus autores, Bernardo Ricupero e Antonio Paim, examinam as principais obras dos mais reconhecidos intérpretes da realidade brasileira.

O segundo, “Principais correntes de interpretação”, focaliza algumas das mais destacadas linhas de interpretação da história econômica e da economia brasileira, tais como a visão cronológica ou factual, a cíclica, a visão marxista, a patrimonialista e a visão dependentista.

O terceiro, “Os debates mais relevantes”, tem por foco três discussões que, em determinados momentos, polarizaram as discussões a respeito da economia brasileira e de suas políticas econômicas: “monetaristas versus estruturalistas”; “ortodoxia versus heterodoxia”; e “desenvolvimentistas versus ?????????”. Foram debates que se constituíram na principal base das discussões que se travavam ao longo do ciclo inflacionário iniciado na década de 1960 e se estenderam até meados da década de 1990, quando os índices de inflação apresentaram redução consistente graças aos bons resultados alcançados pelo Plano Real.

No quarto e último capítulo, “Interpretações mais recentes”, são expostas três das mais relevantes contribuições surgidas nas últimas décadas às interpretações do Brasil: as contribuições do professor Jorge Viana Monteiro, do embaixador Rubens Ricupero e do escritor Jorge Caldeira.

A maior parte dos textos é de autoria de Luiz Alberto Machado, mas o livro traz importantes colaborações de Rubens Figueiredo, Tulio Kahn, Helio Michelini Pellaes Neto e Roberto Macedo. Tanto a versão física do livro quanto a digital – leia on-line ou  faça o download aqui – tem distribuição gratuita.