Evento em São Paulo prepara monitores para curso de formação política

Espaço Democrático reuniu em São Paulo representantes de 26 diretórios estaduais para um treinamento que marcou o início do processo de lançamento do seu Curso de Formação Política.

07 de abr de 2014 · Alda Marco Antônio, Curso de Formação Política, Espaço Democrático, Gilberto Kassab, Guilherme Afif

Gilberto Kassab ao lado de todos os participantes e organizadores do curso do Espaço Democrático

O Espaço Democrático – fundação do PSD para estudos e formação política – reuniu nesta segunda-feira (7), em São Paulo, representantes de 26 diretórios estaduais para um treinamento que marcou o início do processo de lançamento do seu Curso de Formação Política. De acordo com o presidente da fundação, o ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif, o lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 29 de abril, em encontro que reunirá em Brasília todas as lideranças nacionais e regionais do partido.

Afif lembrou que o curso é uma iniciativa pioneira do Espaço Democrático e utiliza as mais modernas técnicas de ensino à distância, oferecendo gratuitamente, via internet, a todos os interessados, um conteúdo de alta qualidade, desenvolvido por cientistas políticos e professores universitários.

Ao final do encontro, depois de um dia todo dedicado ao treinamento, o presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido pelos monitores estaduais, ou seja, das pessoas indicadas pelos diretórios de cada Estado para acompanhar o desenvolvimento do curso em suas regiões, mobilizando, estimulando e auxiliando os participantes inscritos. “Peço a todos um esforço extra para que tenhamos um excelente resultado com essa iniciativa, pois já temos outros planejados e precisamos melhorar sempre”, disse.

O presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, fala durante a abertura do evento.

De acordo com Kassab, o trabalho desenvolvido pela fundação Espaço Democrático vem dando uma imagem moderna e diferenciada ao partido. “As ideias e propostas desenvolvidas pelo Espaço Democrático nos permitem conversar com a sociedade, debatendo as grandes questões nacionais e buscando soluções, além de ajudar na formação de novos quadros, como é o caso desse curso”, explicou.

Para Guilherme Afif, é muito importante que os diversos segmentos da sociedade conheçam e participem das iniciativas desenvolvidas no partido. “Por exemplo, a sociedade deve saber que estamos investindo na formação política das pessoas, para que elas possam participar de forma efetiva da vida política”.

Durante o dia, os monitores estaduais assistiram a palestras de diretores e coordenadores do Espaço Democrático, que explicaram o trabalho desenvolvido pela fundação desde 2011 e os detalhes técnicos do curso, de modo a prepará-los para gerenciar o curso de Formação Política em suas regiões.

Os participantes também assistiram a palestras sobre a estrutura e ação do Espaço Democrático, ministrada pelo diretor superintendente da fundação, João Francisco Aprá; sobre a importância das redes sociais para o partido, por Arley Aires; e sobre o PSD Novas Gerações, pelo coordenador José Rubens, que enfatizou a necessidade de mobilizar jovens para participarem do curso de formação política. “Essa é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento de novos quadros”, afirmou, lembrando que o PSD quer se diferenciar dos demais partidos por trabalhar de forma permanente com os jovens, “e não apenas nos períodos de eleição, usando-os para carregar bandeiras”.

Ao final do dia, o evento foi encerrado com palestras de Gilberto Kassab, da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e do coordenador do PSD Movimentos, Ricardo Patah, que falou sobre o esforço que vem sendo desenvolvido pelo PSD Movimentos para ampliar a participação dos trabalhadores e dos diversos movimentos sociais e sindicais na representação política.

Ele disse que, com mais representantes nas diversas instâncias políticas, será possível lutar com mais eficácia por bandeiras como a melhoria do sistema educacional e de outros serviços públicos, motivo das manifestações que ocorreram no País todo em meados do ano passado. “Se tivéssemos mais acesso à capacitação, estaríamos hoje em uma situação muito melhor”, concluiu.

Em sua intervenção, Alda Marco Antonio lembrou que dos 26 representantes estaduais presentes no evento, apenas 5 eram mulheres, mostrando uma realidade que se repete em todos os partidos. Para ela, isso não é bom para os partidos, não é bom para o País e nem para a democracia. “A missão que estou executando no PSD, de aumentar a militância feminina, é nova para mim, mesmo com uma carreira política de mais de 40 anos”. Essa disposição do partido em trazer mais mulheres para suas fileiras, em sua opinião, mostra a diferença do PSD em relação às demais siglas.