Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Gestão de Rafael Greca avança no combate às pichações

Em Curitiba, programas de defesa dos patrimônios público e particular vêm sendo reforçados pela Prefeitura. Nos quatro primeiros meses do ano as pichações diminuíram em 34%

12 de jun de 2023

Policiamento evita pichações em Curitiba

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

A gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) está ganhando terreno na guerra contra as pichações, uma das formas de poluição visual que mais contribuem para a deterioração dos ambientes urbanos. Em 2023, a cidade de Curitiba apresentou redução nos casos de pichação registrados pela Guarda Municipal. Até abril deste ano, 71 ocorrências foram registradas pelo órgão. Em 2022, no mesmo período, esse número foi de 109. Ou seja, houve redução de 34,86% nas ocorrências de um ano para o outro.

A redução é resultado do trabalho da Guarda Municipal de Curitiba aliado ao sistema de monitoramento da Muralha Digital e o repasse de informações por parte da população. No ano passado, até abril, 40 ocorrências de pichação terminaram em prisões ou apreensões. Em 2023, foram 13 prisões.

“Avançamos em tecnologia com a instalação de novas câmeras da Muralha Digital em pontos estratégicos e ampliamos nosso policiamento preventivo”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Hoje, a Muralha Digital de Curitiba conta com 1,9 mil câmeras instaladas nos principais pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas por dia por guardas municipais que integram o Centro de Controle Operacional (CCO).

Além do encaminhamento à autoridade policial, o crime pode resultar em multa de R$ 5.215,50, no caso de pichações em patrimônio particular, e de R$ 10.431, em casos de patrimônio público, conforme prevê a lei municipal nº 15.089/2017.

Aliado à prevenção e ao policiamento ostensivo, há também o programa Rosto da Cidade, que promove limpeza, pintura e aplicação de resina antipichação em fachadas de imóveis históricos da cidade.

O programa ainda inclui planos de iluminação pública, segurança, acessibilidade e mobilidade na região central de Curitiba – o que colabora não só com a estética dos locais, mas com a segurança dos frequentadores.

Desde que foi iniciado até março de 2023, o programa já foi responsável pela pintura, limpeza e aplicação de resina antipichação em 142 imóveis, sendo 26 públicos e 116 particulares.

Informações Partidárias

Notícias