
O governador Tarcísio de Freitas e o secretário Marcelo Branco: iniciativa recebeu investimento de R$ 148,7 milhões
Edição Scriptum com Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, liderança do PSD, entregaram 574 apartamentos em Santos, na Baixada Santista, nesta segunda-feira (26). As unidades habitacionais, que fazem parte do programa Vida Digna, foram destinadas ao reassentamento de famílias que viviam em áreas sujeitas a inundações no núcleo conhecido como Caminho da União, no bairro Jardim São Manoel. A iniciativa recebeu investimento de R$ 148,7 milhões.
O financiamento das moradias segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. “Hoje, 574 famílias estão realizando o sonho da casa própria aqui em Santos. Mas já entregamos 81 mil moradias. O dia é de felicidade. As pessoas estão recebendo as chaves de algo que agora pertence a elas, um lugar sem riscos e com dignidade, cumprindo os objetivos do programa Vida Digna, que é resgatar quem morava nessas áreas”, afirmou Tarcísio.
Marcelo Branco destacou o volume de investimentos realizados na cidade e a importância da parceria entre os órgãos públicos em projetos habitacionais. “Estamos realizando um dos maiores investimentos em habitação aqui em Santos. Esse trabalho só é possível graças à parceria com a prefeitura e a Assembleia Legislativa e a sensibilidade do governador, que priorizou a habitação no orçamento do Estado”, frisou o secretário. Branco também ressaltou que novas etapas do programa já estão em andamento e incluem a ampliação do Parque das Palafitas, com 350 novas moradias, e a construção de outras 216 unidades habitacionais.

Projeto prevê a recuperação socioambiental e a requalificação de áreas ocupadas na orla do estuário de Santos
Conjunto habitacional
Os apartamentos no Jardim São Manoel integram o Conjunto Habitacional Santos AB, composto por três condomínios. Os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com área útil entre 47 e 50 metros quadrados, além de piso cerâmico em todos os cômodos e revestimento cerâmico no banheiro, na cozinha e na área de serviço. O conjunto conta, ainda, com sistema de geração de energia fotovoltaica para as áreas comuns, quadra poliesportiva, playground, equipamentos para exercícios ao ar livre e paisagismo.
O programa Vida Digna é composto por intervenções realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio da CDHU, com foco na remoção e no reassentamento de cerca de três mil famílias que vivem em palafitas e áreas inundáveis em Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. O projeto prevê a recuperação socioambiental e a requalificação de áreas ocupadas na orla do estuário de Santos.
Entre os beneficiários no Jardim São Manoel está a atendente de telemarketing Valeska Cristina Patrício Santos. Casada e mãe de três filhos, ela mora na região desde os 11 anos de idade e diz que a rotina na palafita era marcada pela falta de saneamento básico, a escassez de água e a insegurança constante. “Chovia mais dentro de casa do que fora. A gente vivia com medo, principalmente por causa das crianças. Fiz 30 anos ontem e falei para o meu marido que, se a entrega fosse hoje, seria o melhor presente. Saber que vamos poder dar uma vida digna para os nossos filhos é maravilhoso.”