MUNICÍPIOS

Greca apresenta balanço de investimentos em Curitiba

A conclusão das obras da Linha Verde ainda este ano foi uma das conquistas que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), apresentou na sessão de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal

05 de fev de 2024

O prefeito Rafael Greca na Câmara de Curitiba

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

A conclusão das obras da Linha Verde ainda este ano foi uma das conquistas de sua gestão que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), apresentou na segunda-feira (5) durante a sessão de abertura do ano legislativo na Câmara de vereadores da capital paranaense. A Linha Verde é o sexto eixo de transporte e de integração viária da cidade. São 22 quilômetros de extensão, ligando a região Sul à região Norte do município, beneficiando 22 bairros e cerca de 287 mil pessoas.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), e secretários municipais, o prefeito agradeceu o apoio dos vereadores, destacando a relação republicana entre os poderes e apresentou o relatório de obras e serviços da Prefeitura aos vereadores.

Durante seu discurso, Greca destacou os investimentos feitos na capital, incluindo o avanço das obras do Ligeirão Leste-Oeste; o reforço nas ações de sustentabilidade, com a ampliação do uso da energia solar nos prédios públicos; a entrega da Rua da Cidadania da CIC (que deve ser concluída até o final do ano); e a continuidade do programa Asfalto Novo em ruas de saibro da cidade.

“Temos a expectativa de entregar as obras da Linha Verde em junho deste ano. Ainda no primeiro semestre vamos colocar em operação o Hipervisor Urbano, que é um big data de todos os dados que compõem a cidade, um instrumento importantíssimo de planejamento”, comentou o prefeito.

Greca lembrou que as condições dadas para que a cidade pudesse ter equilíbrio econômico e fiscal vieram do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. “O Plano de Recuperação de Curitiba, que tornou a capital referência nacional em governança pública, colocou as contas da Prefeitura em dia e permitiu regularizar os serviços ao cidadão. Hoje temos uma carteira de mais de R$ 2 bilhões em projetos em execução, com destaque para o Bairro Novo da Caximba e os novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste”, disse Greca.

Segundo ele, “todo o apoio que recebi desta Casa de Leis durante os últimos sete anos me permite garantir que entregarei Curitiba melhor, mais justa, mais bonita, mais inclusiva, mais solidária e mais inteligente do que recebi do meu antecessor e isso me deixa muito feliz. Tenham certeza de que quanto mais pudermos, mais nós faremos”, disse Greca.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Facchinelo, que falou sobre o relacionamento entre Câmara e Prefeitura. “Nós temos um papel de grande responsabilidade de criar leis e revogar outras leis quando necessário. Temos também o papel de fiscalizar o Executivo e cultivamos uma relação republicana de independência”, disse o presidente da Câmara.