Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Greca entrega a Curitiba prêmio de Cidade Mais Inteligente

O prefeito da capital do Paraná realizou cerimônia para compartilhar a alegria de ter recebido a premiação no início do mês, em evento internacional realizado em Barcelona, na Espanha

17 de nov de 2023

O prefeito Rafael Greca (à dir) e o secretário Eduardo Pimentel: Curitiba foi reconhecida pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Em encontro realizado no hall do prédio central da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, o prefeito Rafael Greca (PSD) entregou à cidade, na quinta-feira (16), o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023. No local está montada uma exposição de fotos com as imagens de 30 das iniciativas que levaram a capital paranaense a receber o prêmio mundial. Ele recebeu o troféu no dia 8 de novembro em Barcelona, na Espanha, durante o Smart City Expo World Congress. O World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona, é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo.

O prefeito disse que o objetivo desse encontro foi compartilhar a alegria que ele e a comitiva que foi a Barcelona sentiram ao receber a premiação. Greca também citou, em seu discurso, os projetos que está desenvolvendo nesta segunda e terceira gestões como prefeito, desde 2017, e que resultaram no título de Cidade Mais Inteligente do Mundo. Citou também as medidas inovadoras tomadas na cidade ainda no século passado, como a criação da primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, e a primeira rua exclusiva para pedestres, o calçadão da Rua XV de Novembro.

“Nós somos o bem que já fizemos e continuaremos a ser o bem que fizermos. Desejo que cada curitibano tenha em mente que quando fazemos o bem nós existimos. E o que há de mais inteligente é ter coração e agora é inteligente ter coração curitibano”, comemorou Greca, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), lembrou que na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito (1993-1996) a cidade recebeu o prêmio mundial da ONU Habitat e agora o de Cidade Mais Inteligente do Mundo. “Estamos no caminho certo e vamos continuar”, afirmou Eduardo Pimentel.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), parabenizou Greca e disse que o Estado está orgulhoso da premiação recebida por Curitiba.

Prêmio

A categoria “Cidades” do World Smart City Awards 2023 teve como finalistas, além de Curitiba: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

Curitiba foi reconhecida pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

O júri inclui representantes da ONU-Habitat, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, Conselho da Cidade de Barcelona, Secretaria de Estado do Turismo da Espanha e Missão da Comunidade Europeia para a Neutralidade Climática e Cidades Inteligentes.

Antes da capital paranaense foram vencedoras: Amsterdã (Holanda), em 2012; Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; Tel Aviv (Israel), em 2014; Peterborough (Inglaterra), em 2015; Nova Iorque (Estados Unidos), em 2016; Dubai (Emirados Árabes Unidos), em 2017; Cidade de Cingapura (Cingapura), em 2018; Estocolmo (Suécia), em 2019; Xangai (China), em 2020; Buenos Aires (Argentina), em 2021; e Seul (Coreia do Sul), em 2022.

Informações Partidárias

Notícias