MUNICÍPIOS

Greca mostra nos EUA ações sustentáveis de Curitiba

O transporte público da capital paranaense, conhecido em todo o mundo pelos projetos inovadores, vai ser apresentado em seminário nos Estados Unidos pelo prefeito Rafael Greca (PSD)

24 de jan de 2024

O prefeito Rafael Greca: “Curitiba pensa mobilidade como um sistema inclusivo de possíveis modos de transporte com qualidade”

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), está nos Estados Unidos para apresentar inovações implantadas na capital paranaense e buscar recursos para novos projetos. Ele estará em Washington (EUA) no período de 23 a 27 de janeiro para participar do seminário Presente e Futuro dos Transportes, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Greca vai falar dos desafios da mobilidade urbana das cidades latino-americanas e debater com o alto comando do banco melhorias e inovações na atuação do setor de transporte. Com isso, ele eleva a importância de cidades como Curitiba, considerada pelo BID como referência pelas transformações urbanas. “Vamos mostrar que além da descarbonização do transporte coletivo, com a implantação dos ônibus elétricos, Curitiba pensa mobilidade como um sistema inclusivo de possíveis modos de transporte com qualidade”, disse Greca.

“Estamos investindo em calçadas com o programa Caminhar Melhor, implantação de ciclovias e de valorização do espaço público, uso de ferramentas tecnológicas integradas ao transporte coletivo para atrair mais pessoas para as formas mais sustentáveis de se deslocar na cidade. Os projetos do Inter 2 e do Eixo Leste Oeste estão sendo implantados com essa filosofia e serão um marco na transição para mobilidade sustentável”, exemplificou Greca.

Eletromobilidade

No encontro realizado em Washington em setembro do ano passado, o presidente do BID, Ilan Goldfajn, já havia firmado compromisso com o prefeito Rafael Greca de dar suporte à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.

Para o prefeito, o suporte do BID é importante para que se crie um horizonte que permita a Curitiba chegar a 100% da frota com ônibus elétricos no futuro.

Greca reafirmou que está encaminhando o processo para a compra dos primeiros ônibus elétricos para a cidade. “Pretendo comprar os 70 ônibus até junho deste ano para deixar a cidade melhor e mais justa do que eu recebi”, disse.

Ecodistritos

Na capital dos Estados Unidos, Greca cumprirá também uma agenda de compromissos oficiais até o dia 26 de janeiro, que incluem encontro com o diretor global de mobilidade do WRI, Felipe Ramirez Buitrago, no dia 24, e no dia 26 terá reuniões com Ana Maria Pinto, chefe da Divisão de Transporte do BID e sua equipe para tratar do apoio à nova concessão do transporte coletivo.

O WRI é uma organização global de pesquisa sem fins lucrativos que trabalha para proteger e restaurar a natureza. Tem como parte de seus objetivos a busca pela estabilização do clima e a construção de comunidades mais resilientes, a fim de garantir um futuro sustentável.

Outro compromisso do prefeito nos Estados Unidos será com a chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) do BID, Tatiana Gallego, sobre os projetos de descarbonização e adaptação climática do Ecodistrito do Umbará/Ganchinho e sobre o Ecodistrito da Bacia do Belém.

Ambos são projetos de renovação e estruturação urbana e ambiental ancorados em estratégias de descarbonização e adaptação climática. As agendas darão continuidade aos encontros anteriores realizados na última visita a Washington.