ESTADOS

Homenagem a Raimundo Colombo reúne 2 mil pessoas em Lages

Festa para o ex-governador de Santa Catarina, que deixou o cargo para cuidar da pré-candidatura a senador, reuniu lideranças nacionais, como Gilberto Kassab, e dirigentes de vários partidos

09 de abr de 2018 · #raimundocolombo

Evento reuniu mais de 2 mil pessoas na cidade de Lages e contou com a participação de diversas lideranças, entre elas o presidente licenciado do partido, Gilberto Kassab

Edição: Scriptum

O ex-governador catarinense Raimundo Colombo (PSD), que deixou o cargo este mês para cuidar de sua pré-candidatura a senador pelo Estado, foi homenageado neste sábado (7) em evento que reuniu mais de 2 mil pessoas em Lages. Lideranças do PSD de todas as regiões de Santa Catarina participaram do encontro, que também contou com as presenças do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, dos presidentes estaduais do PP, deputado Sílvio Dreveck, do PSB, Paulo Bornhausen, e do DEM, deputado federal João Paulo Kleinubing.

O presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, enfatizou que Raimundo Colombo é uma liderança difícil de encontrar em outros Estados brasileiros. “Como líder vai nos levar para um porto seguro e apresentar para Santa Catarina o melhor caminho e projeto para as eleições”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que concluiu: “Você nos lidera aqui. Lidera seu partido, lidera os partidos aliados, para nos levar ao melhor caminho. Ao caminho que nos una”.

Tendo ocupado o cargo de governador entre 2011 e 2018, Colombo recebeu três homenagens durante o ato. A cantora Marisa Bunn interpretou a música Amigo, de Roberto Carlos, e levou o ex-governador às lágrimas. A Juventude do PSD entregou uma camiseta e uma placa de reconhecimento pelos mais de sete anos de mandato. Na sequência, crianças carregando as bandeiras de Santa Catarina e do Brasil homenagearam Colombo, ao mesmo tempo em que foi exibido o jingle da campanha de reeleição ao governo em 2014.

O prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD), abriu a série de discursos e lembrou que Raimundo Colombo fazia parte da história dos lageanos que governaram Santa Catarina. “É muito bom ser aplaudido no início, mas é muito melhor ser aplaudido no final”, ressaltou. Representando as mulheres do PSD, a prefeita de São José, Adeliana Dalpont (PSD), disse que Santa Catarina precisa de Colombo no Senado.

O presidente do PSB, Paulo Bornhausen, lembrou das determinações recebidas do governador Colombo quando assumiu como secretário de Desenvolvimento Econômico, em 2011. O primeiro pedido, segundo ele, foi a implementação do programa Juro Zero, que já emprestou mais de R$ 200 milhões para pequenos empreendedores. “Isso é olhar para as pessoas humildes”, disse.

Antes de encerrar seu discurso, Paulo Bornhausen leu carta de seu pai, Jorge Bornhausen, que não pode participar do encontro. Em um dos trechos, Bornhausen escreveu: “Sua tarefa, recém-concluída, foi cercada de amplo sucesso, graças a sua liderança, seu tino administrativo e sua paciência, lhe credenciam mais uma vez para chegar à câmara alta. Seus próximos passos serão o de coordenar a eleição estadual e presidencial em Santa Catarina, visando o bem comum.”

O ex-governador e deputado federal pelo PP, Esperidião Amin, afirmou que todos podem se orgulhar do governo Colombo porque o saldo foi bom para a Serra, para Lages, para Santa Catarina e o Brasil.

Por sua vez, o presidente do PSD catarinense, deputado estadual Gelson Merisio, lembrou que “Raimundo Colombo tem a partir de hoje mais uma missão, a de nos liderar para um processo vitorioso ao governo do Estado. Não um projeto partidário, apenas”, afirmou. “Temos que ter a grandeza e a maturidade de construir um projeto que seja o melhor para Santa Catarina. Nesse projeto não cabe imposição partidária, projeto pessoal”, ressaltou.

Merisio destacou que é preciso reconhecer o direito das pessoas de pensarem diferente. “É uma grandeza que precisamos acoplar a cada uma das nossas ações. Jamais terão em mim a imposição de uma candidatura, seja pessoal ou partidária. Terão sempre em mim o construtor de um projeto que eu acredito que seja para fazer o bem para Santa Catarina”.

Também participaram do ato, além das autoridades que discursaram, os deputados estaduais Antonio Aguiar, Jean Kuhlmann, Milton Hobbus, Ismael dos Santos, Ricardo Guidi, Dalmo Claro, Darci de Matos, Kennedy Nunes, a deputada federal Carmem Zanoto, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças do PSD.

Durante seu discurso, bastante emocionado, Raimundo Colombo foi várias vezes interrompido por aplausos. Ele agradeceu a presença de todos e fez um balanço de sua gestão, ressaltando que a política é uma atividade humana, não é um negócio ou uma briga e observou: “Precisamos ser a voz de quem não tem voz, a oportunidade para quem não tem e devolver a esperança para quem a perdeu. Você deve governar com essa filosofia, mas isso não terá placa de inauguração e nem será notícia.”

O ex-governador defendeu a humanização da política e de estar próximo das pessoas onde elas estejam. Lembrou das decisões difíceis que adotou, principalmente durante a crise econômica que afetou a arrecadação de Santa Catarina e de outros Estados. Colombo destacou que a decisão política de não aumentar os impostos não lhe rendeu nenhuma placa, mas garantiu os empregos e destacou: “Santa Catarina foi o Estado que mais abriu postos de trabalho no Brasil no ano passado, quase 30 mil vagas.”

Colombo condenou quem pensa em destruir a política e os políticos que constroem o futuro, por não ter noção da história e alertou: “Quando se dizima a classe política, passa-se a ter o comando impune e cruel das armas de quem domina. A democracia é o melhor sistema, porque garante a liberdade, a igualdade e as oportunidades para todos.” O pré-candidato ao Senado disse ter a certeza de que a crise política que passamos terá como resultado uma mudança profunda no Brasil.