Denise Wolaniuk atendida na videoconsulta com o médico Marcelo Gaviraghi
Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba
Graças a uma iniciativa da gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), centenas de moradores da capital paranaense estão tendo, pela primeira vez, contato com a saúde pública. Ao completar três meses de ampliação dos serviços oferecidos ao cidadão curitibano, a Central Saúde de Curitiba já realizou um total de 80 mil atendimentos, sendo mais de 24 mil teleconsultas médicas. Um ponto de destaque é que, com o atendimento virtual da Central, 503 usuários tiveram o primeiro contato com a saúde pública oferecida pelo SUS de Curitiba.
No período de 90 dias, 78% dos cidadãos utilizaram os serviços novos ofertados pela Central pela primeira vez e 70% voltaram a utilizar posteriormente. A maior parte dos usuários que aderiu à telessaúde é formada por adultos jovens, principalmente entre 18 e 40 anos, correspondendo a 64% de todos os atendimentos.
“Os números nos mostram que os jovens são os que mais têm facilidade com o uso da tecnologia a serviço da saúde, como era de se esperar”, analisa a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “O importante é que a população está aberta às novidades e estamos ampliando as formas de acesso à saúde pública da capital Na manhã desta segunda-feira (17/7), Denise Wolaniuk ligou para a Central Saúde Já pela segunda vez. Na primeira, há cerca de 30 dias, solicitou a videoconsulta em decorrência de uma dor de garganta. Usuária do SUS cadastrada na Unidade de Saúde Fernando de Noronha, no Distrito Sanitário Boa Vista, foi informada da possibilidade de fazer a videoconsulta e aprovou a iniciativa.
“Acordei com muitas cólicas e não tive dúvida em utilizar o serviço de saúde sem sair de casa. Facilitou meu dia e já recebo a receita médica para buscar o medicamento e resolver o problema. Gostei muito do atendimento”, disse Denise, que foi atendida pelo médico Marcelo Gaviraghi.
Atualmente, 85 profissionais atuam no serviço. Diariamente, são oito médicos, nove enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e dois assistentes administrativos. A Central funciona de segunda a sexta das 7h às 22h, inclusive feriados. Nos finais de semana, o atendimento é feito das 8h às 20h.