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Iniciativa amplia oferta de serviços de saúde em Curitiba

Em três meses de funcionamento, central de saúde lançada pela gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) já realizou mais de 24 mil teleconsultas médicas

18 de jul de 2023

Denise Wolaniuk atendida na videoconsulta com o médico Marcelo Gaviraghi

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Graças a uma iniciativa da gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), centenas de moradores da capital paranaense estão tendo, pela primeira vez, contato com a saúde pública. Ao completar três meses de ampliação dos serviços oferecidos ao cidadão curitibano, a Central Saúde de Curitiba já realizou um total de 80 mil atendimentos, sendo mais de 24 mil teleconsultas médicas. Um ponto de destaque é que, com o atendimento virtual da Central, 503 usuários tiveram o primeiro contato com a saúde pública oferecida pelo SUS de Curitiba.

No período de 90 dias, 78% dos cidadãos utilizaram os serviços novos ofertados pela Central pela primeira vez e 70% voltaram a utilizar posteriormente. A maior parte dos usuários que aderiu à telessaúde é formada por adultos jovens, principalmente entre 18 e 40 anos, correspondendo a 64% de todos os atendimentos.

“Os números nos mostram que os jovens são os que mais têm facilidade com o uso da tecnologia a serviço da saúde, como era de se esperar”, analisa a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “O importante é que a população está aberta às novidades e estamos ampliando as formas de acesso à saúde pública da capital Na manhã desta segunda-feira (17/7), Denise Wolaniuk ligou para a Central Saúde Já pela segunda vez. Na primeira, há cerca de 30 dias, solicitou a videoconsulta em decorrência de uma dor de garganta. Usuária do SUS cadastrada na Unidade de Saúde Fernando de Noronha, no Distrito Sanitário Boa Vista, foi informada da possibilidade de fazer a videoconsulta e aprovou a iniciativa.

“Acordei com muitas cólicas e não tive dúvida em utilizar o serviço de saúde sem sair de casa. Facilitou meu dia e já recebo a receita médica para buscar o medicamento e resolver o problema. Gostei muito do atendimento”, disse Denise, que foi atendida pelo médico Marcelo Gaviraghi.

Atualmente, 85 profissionais atuam no serviço. Diariamente, são oito médicos, nove enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e dois assistentes administrativos. A Central funciona de segunda a sexta das 7h às 22h, inclusive feriados. Nos finais de semana, o atendimento é feito das 8h às 20h.

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