Loading

Pesquisar

COMUNICAÇÕES

Internet para Todos será oferecida a preços menores

O ministro Gilberto Kassab se reuniu com prefeitos do Ceará para apresentar o programa federal. “Cada vez mais pessoas mudarão suas vidas graças a esta parceria entre Estados e Ministério”, disse

19 de fev de 2018 · Kassab

Kassab destacou que o Internet para Todos é um dos principais programas de inclusão social do país, levando internet de banda larga a milhares de cidades brasileiras

Edição: Scriptum

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou em Fortaleza, nesta segunda-feira (19), o programa Internet para Todos a prefeitos e representantes de municípios do Ceará. Com o projeto, o Governo Federal pretende levar internet de banda larga para localidades sem acesso à rede mundial de computadores. A apresentação foi realizada no auditório do Sebrae (Palácio da Microempresa), reunindo também representantes de entidades governamentais e não-governamentais, provedores de internet e universidades.

Kassab destacou que o Internet para Todos é um dos principais programas de inclusão social do país, levando internet de banda larga a milhares de cidades brasileiras que hoje não têm conectividade. “Cada vez mais pessoas mudarão suas vidas graças a esta parceria entre os Estados e o Ministério”, disse o ministro.

Ele explicou que o Internet para Todos oferecerá conexão a preços reduzidos. O programa levará banda larga a todas as regiões do País a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.

Para ter acesso ao programa, o município terá de oferecer, como contrapartida, o terreno para instalação da antena e dos equipamentos, arcar com as despesas de energia elétrica e da segurança da área, e garantir a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) sobre todas as atividades ligadas ao Programa.

O programa exige ainda que os municípios interessados façam suas inscrições previamente junto ao MCTIC, bem como o credenciamento das empresas de telecomunicações que prestarão o serviço. Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar termo de adesão.

A partir de convênios com as prefeituras, serão instaladas antenas para conectar localidades sem banda larga. Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os ministérios da Saúde e da Educação, respectivamente. Já a população das localidades beneficiadas terá um custo bem menor para se conectar à internet.

Informações Partidárias

Notícias