ESTADOS

Júlio Garcia (PSD) é o novo presidente da Assembleia de SC

Deputado estadual de Santa Catarina, ex-conselheiro do TCE, foi eleito por unanimidade e assume o comando do parlamento catarinense pelos próximos dois anos

01 de fev de 2019

Edição: Scriptum

Por unanimidade, o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) foi eleito nesta sexta-feira (1) presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Logo após a posse dos deputados eleitos em outubro passado, em uma sessão bastante rápida, Garcia foi aclamado como o novo presidente, confirmando-se acordo entre os partidos costurado nas semanas anteriores. Júlio Garcia, que já exerceu os cargos de deputado estadual e conselheiro do TCE, foi o terceiro deputado estadual mais votado em Santa Catarina, tendo obtido 576.772 votos.

A renovação na Assembleia catarinense foi de mais de 50%. Entre os 40 deputados estaduais eleitos, apenas 18 já estavam na Casa, sendo que outros 11 que tentaram a reeleição não tiveram votos suficientes para voltar.

Mesmo com apenas um candidato, o regimento prevê que a votação seja nominal e aberto, no microfone. Em menos de 15 minutos, Júlio Garcia foi eleito por unanimidade e assumirá pela terceira vez o comando do parlamento catarinense para o período de dois anos.

Após um breve pronunciamento já como presidente, o pessedista convocou nova sessão imediatamente para eleger o restante da Mesa Diretora, em que também houve acordo prévio para a divisão dos cargos. Dessa forma, Mauro de Nadal (MDB) foi confirmado como primeiro vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como segundo vice; Laércio Schuster (PSB) como primeiro-secretário; Padre Pedro (PT) como segundo secretário; Altair Silva (PP) como terceiro secretário; e Nilson Berlanda (PR) como quarto secretário.

Perfil

Julio Cesar Garcia tem 68 anos e exerce o seu quinto mandato no Parlamento estadual. Formado em técnico em contabilidade, é funcionário de carreira do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), onde foi diretor de Crédito Geral e Câmbio.

Conquistou seu primeiro cargo eletivo aos 36 anos, ao ser eleito deputado estadual em 1986. Reelegeu-se em 1990. Na década de 90, foi presidente do então Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Em 1999, retornou à Alesc, como segundo suplente do PFL. Permaneceu na Casa até a conclusão da legislatura, em 2003, e foi reeleito em 2002.

Em 2005, elegeu-se presidente da Alesc pela primeira vez. Reeleito deputado em 2006, foi reconduzido à Presidência da Alesc para o biênio 2007-2009, novamente com apoio de todos os deputados.

Em agosto de 2009, renunciou ao mandato de deputado para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), órgão que presidiu entre 2014 e 2015 e do qual se aposentou em 2017. Em 2018, filiou-se ao PSD e lançou-se candidato a deputado estadual.

(com informações da Agência Alesc)