Loading

Pesquisar

TECNOLOGIA

Kassab defende os investimentos federais em pesquisas

Ministro participou nesta terça de reunião com pesquisadores, professores e estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina. Para ele, cooperação com o governo deve continuar

24 de abr de 2018

O ministro Gilberto Kassab: parcerias firmadas entre seu Ministério e as universidades resultam em avanços tecnológicos e científicos

Edição: Scriptum

Investimentos do governo federal em ciência são fundamentais para o desenvolvimento do país e precisam ser expandidos. A afirmação foi feita nesta terça-feira (24) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que esteve em Florianópolis para participar da reunião extraordinária do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o encontro com pesquisadores, professores e estudantes, Kassab lembrou que as parcerias firmadas entre seu Ministério e as universidades resultam em avanços tecnológicos e científicos e, por isso, garantiu a continuação das cooperações já existentes e defendeu novas ações em conjunto.

O Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC é um dos mais importantes da área. Tem 25 laboratórios, 70 professores e cerca de 1,7 mil estudantes. “Viemos aqui não para conhecer, mas dar visibilidade à atuação deste departamento e mostrar o quanto está avançando com suas pesquisas. Nos orgulha saber que uma universidade federal tenha um setor tão notável como este”, disse Kassab.

Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Alvaro Prata, a parceria entre o Ministério e a UFSC é um dos combustíveis que fizeram do Departamento de Engenharia Mecânica um exemplo do Brasil que dá certo. “São especialistas gabaritados que estão à frente da instituição e que a tornaram referência”, afirmou.

O Departamento de Engenharia Mecânica teve sua primeira turma em 1962. Ao longo dos anos, a unidade evoluiu para se adaptar às demandas da indústria local. Em 1984, uma parceria entre a UFSC, o governo catarinense e entidades públicas e privadas formalizou a criação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), cujas primeiras instalações se localizavam dentro do Laboratório de Metrologia e Automatização (Labmetro). Já em 2000, a articulação gerou o Sapiens Parque, que abriga empresas inovadoras de diversos setores. As principais áreas de atuação do Departamento são automação e energia.

Informações Partidárias

Notícias