Loading

Pesquisar

COMUNICAÇÃO

Kassab destaca caráter social do programa Internet para Todos

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações esteve em Bauru (SP), no sábado, para apresentar o programa federal que vai beneficiar escolas e postos de saúde de todo o País

18 de dez de 2017

O ministro Kassab ao lado do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta: primeira etapa do programa vai beneficiar cerca de 500 municípios de todas as regiões brasileiras

Bauru, cidade de 380 mil habitantes na região central do Estado de São Paulo, já está confirmada como um dos 500 municípios brasileiros que serão beneficiados pela primeira etapa do programa Internet para Todos. A informação foi levada à cidade pelo próprio ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que participou no sábado (16) da apresentação daquele programa do governo federal, realizada no Hotel Obeid com a presença do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), do deputado estadual Coronel Camilo (PSD), de secretários municipais, vereadores e chefes do Executivo de 37 cidades da região.

O ministro Kassab disse que a assinatura de convênio e demais trâmites deve ocorrer no mês de janeiro. Outras cidades da região também devem ser beneficiadas. O Programa Internet para Todos foi apresentado aos presentes pelo diretor técnico da Telebrás, Jarbas Valente, e pelo assessor da presidência, Alex Sandro Magalhães.

Segundo o prefeito bauruense Clodoaldo Gazzetta, a prefeitura irá, a partir de agora, identificar os pontos de Bauru que necessitam de conectividade adequada. “Locais como área rural, escolas e postos de saúde, para que seja inserido o programa, que é de suma importância para melhorar a comunicação de Internet nesses locais”, explicou.

O programa pretende garantir conectividade a mais de 40 mil localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A primeira etapa do programa vai beneficiar cerca de 500 municípios de todas as regiões brasileiras e o acesso será disponibilizado no primeiro semestre de 2018.

Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão. Este termo define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação dos equipamentos para prestação do serviço de internet banda larga.

O Internet Para Todos ampliará a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida, utilizando-se do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Isso permitirá a oportunidade de contratar os serviços em condições justas e razoáveis, abaixo dos valores praticados atualmente pelo mercado.

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o Internet para Todos “é o maior programa de inclusão social do País. É a oportunidade que qualquer pessoa tem de contar com a conectividade em sua residência, na sua escola”. Kassab lembrou as dificuldades enfrentadas pelas crianças e jovens que não dispõem de acesso. “Imagina o que é o crescimento de uma criança quando ela não conta, na sua casa, com a Internet? Ela não vai ter a mesma condição que uma criança que tem, o mesmo conhecimento, o mesmo entretenimento. Portanto, o governo procura, através da iniciativa, corrigir essa injustiça”, frisou.

A expansão do acesso à rede mundial de computadores se tornou possível com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que irá prover a conexão. O lançamento do equipamento é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no país. Lançado em 4 de maio deste ano, o satélite tem capacidade para cobrir toda o território brasileiro.

É o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.

Informações Partidárias

Notícias