Loading

Pesquisar

Educação

Kassab: engenheiros podem ajudar a construir o futuro

Em palestra no Instituto Militar de Engenharia, ministro Gilberto Kassab destacou o potencial e a responsabilidade dos estudantes para aperfeiçoar a infraestrutura do país e reforçar a soberania nacional.

07 de fev de 2017

O ministro Kassab visitou os laboratórios de hidráulica e mecatrônica do Instituto Militar de Engenharia

Durante aula inaugural do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, lembrou que seus estudantes têm o potencial e a responsabilidade de contribuir para aperfeiçoar a infraestrutura nacional e reforçar a soberania do Brasil. Ele proferiu palestra, nesta segunda-feira (6), aos 98 alunos da nova turma de 2017 e visitou os laboratórios de Hidráulica e Mecatrônica.

O ministro lembrou que, “quando um jovem faz a opção por cursar a engenharia do IME, ele sabe que muito possivelmente vai estar atrelado, ao longo de sua vida, a projetos importantes, que estão sob a responsabilidade do poder público, até porque essa é a essência das ações do Exército e dos seus quadros”.

Na visão de Gilberto Kassab, a formação oferecida pelo IME deve contribuir para consolidar projetos nacionais. “Isso traz, para cada um de vocês, enormes responsabilidades em relação ao futuro do país. Primeiro, por conta da formação técnica que adquirem a partir de hoje, os alunos podem colaborar na construção e na manutenção da infraestrutura do país. E por ser um curso com uma vinculação muito forte com o Exército, que aqui é o patrono e estará sempre ao lado de vocês, trata-se de uma referência nas questões de soberania nacional, porque esse é o papel das nossas Forças Armadas.”

Engenheiro de formação, o ministro ressaltou o caráter “extraordinário” do curso pelo convívio com os avanços da tecnologia e destacou a recente intensificação do intercâmbio acadêmico com outros países. “Ao se formarem, hoje em dia, os jovens falam várias línguas e têm a possibilidade de se integrar aos mercados mais avançados do mundo”, afirmou. “Por outro lado, cada vez mais nós, aqui no Brasil, estamos recebendo jovens de diversos cantos do mundo, que vêm, aqui conosco, aprender, receber ensinamentos e participar do nosso desenvolvimento.”

Vinculado ao Exército Brasileiro, o IME é uma instituição acadêmica de nível superior que oferece cursos de graduação e pós-graduação em engenharia para civis e militares, além de desenvolver atividades de pesquisa básica.

Informações Partidárias

Notícias