Loading

Pesquisar

Startups

Kassab reforça apoio a parcerias para investir em pesquisa

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou, em Campinas, das comemorações dos 40 anos do CPqD, que lançou projeto de incentivo à inovação

02 de set de 2016

Kassab CPqD2

“A região de Campinas já está pronta para receber indústrias e projetos que vão contribuir para a modernização do País”, disse Kassab.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta sexta-feira (2) da cerimônia de comemoração dos 40 anos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), na qual foi lançada uma iniciativa voltada à inovação e à comunidade empreendedora da região metropolitana de Campinas – importante polo de desenvolvimento tecnológico do país, que abriga renomadas universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, incubadoras e diversas startups.

Batizada de Hiperespaço, a iniciativa inclui a construção de um ambiente que poderá ser compartilhado por empreendedores e por colaboradores do próprio CPqD, de outras empresas instaladas em seu Parque Tecnológico e na região. “Esse espaço funcionará integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, constituído de universidades, aceleradoras, incubadoras etc., com o objetivo de dar suporte às startups envolvidas na jornada de transformação digital”, explica Flávio de Andrade Silva, coordenador das ações em IoT (Internet das Coisas) do CPqD e responsável pela implantação do Hiperespaço. “A base da iniciativa é o Makerspace, um conceito destinado à validação e concretização de ideias criativas”, acrescenta.

A iniciativa foi saudada pelo ministro Gilberto Kassab, para quem o Hiperespaço “será muito importante para a região de Campinas, para gerar empregos e principalmente para o Brasil; a área já está pronta para receber indústrias e projetos que vão contribuir para a modernização do País”.

Kassab lembrou que o CPqD tem uma história de contribuição para o Brasil que ninguém pode ignorar. “Nesse momento, temos que abraçar o CPqD para que as parcerias entre o poder público e o setor privado continuem permitindo a continuidade dos avanços que o centro vem proporcionando ao longo de sua história”.

Segundo ele, o governo tem plena consciência da importância dessas parcerias e busca formas de ampliá-las. “Minha presença aqui indica nossa disposição nesse sentido, inclusive porque não conheço nenhum país do mundo que tenha saído de uma crise sem investir em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.

Kassab CPqD

Kassab participou da cerimônia de comemoração dos 40 anos do CPqD

Leque de competências

O presidente do CPqD, Sebastião Sahão Junior, lembrou que “como organização focada na inovação baseada nas Tecnologias da Informação e Comunicação, acumulamos ao longo dos anos um vasto conhecimento e um conjunto de competências, além de uma avançada infraestrutura laboratorial, utilizados no desenvolvimento de projetos”. Segundo disse, “é isso que, com esta iniciativa, estamos colocando à disposição da comunidade empreendedora da região de Campinas”.

E, para acelerar a transformação de ideias em produtos de escala, prontos para o mercado, o CPqD está colocando à disposição dos empreendedores um amplo leque de competências, atualmente reunidas em nove plataformas tecnológicas – Computação cognitiva, Computação avançada, Comunicações ópticas, Comunicações sem fio, Redes de dados, Sensoriamento, Segurança da informação e comunicação, Sistemas de energia e Sistemas eletrônicos embarcados. Oferece, ainda, a possibilidade de acesso a recursos de sua infraestrutura de laboratórios, mentoria tecnológica, além de sua experiência e capacidade em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no país.

Para Raul Mariano Cardoso, presidente da Associação Campinas Startups, esse apoio de uma instituição do porte do CPqD será essencial para ajudar pequenas empresas que estão começando e têm ideias inovadoras a enfrentar um dos seus principais desafios: colocar os produtos no mercado. “É muito importante contar com esse conhecimento técnico, essa expertise e com uma infraestrutura de laboratórios, maquinário, etc. que permita cruzar o abismo entre testar a ideia e ter o produto em escala para colocar no mercado”, enfatiza Cardoso, que também é diretor executivo da MagiKey, empresa que desenvolve soluções de controle de acesso por smartphone – e primeiro parceiro empreendedor do novo Hiperespaço. “Essa iniciativa será uma contribuição importante para o amadurecimento do sistema de inovação de Campinas como um todo”, conclui o executivo.

A iniciativa conta, ainda, com a adesão de outros parceiros apoiadores capazes de aumentar o leque de ferramentas à disposição dos empreendedores – estejam eles nas empresas ou em startups.

Informações Partidárias

Notícias