Loading

Pesquisar

Líderes do PSD unidos contra o mosquito da dengue

Em diversos Estados, lideranças do partido participaram do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, que uniu os governos federal, estaduais e municipais.

15 de fev de 2016

Em Cuiabá, Kassab visitou o bairro Dom Aquino, ao lado do governador Pedro Taques e do prefeito Mauro Mendes.

Em Cuiabá, Kassab visitou o bairro Dom Aquino, ao lado do governador Pedro Taques e do prefeito Mauro Mendes.

Líderes do PSD em diversos Estados se engajaram neste final de semana no combate ao mosquito Aedes aegypti. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, por exemplo, pela segunda vez em 10 dias esteve em Cuiabá no sábado (13) para participar do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, onde lembrou que cerca de 5 milhões de residências foram visitadas em todo o País pelos agentes de saúde e soldados do Exército, atingindo aproximadamente 20 milhões de pessoas. “Com isso mostramos a importância de manter essa campanha que não é só do governo, é de todo mundo, afinal, todos nós estamos em risco e é preciso fazer com que todos entendam dessa forma”, completou.

Veja como foi a visita de Kassab ao MT

Em Jundiaí, no interior de São Paulo, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias, foi recebido pelo prefeito Pedro Bigardi (PSD), que destacou a importância da ação promovida pelo Governo Federal. “Hoje é um dia especial de mobilização no país todo, Jundiaí participa desta ação e tem um papel importante devido ao trabalho que vem desenvolvendo em parceria com o Exército no combate ao Aedes aegypti, com resultados positivos para o município”, afirmou Bigardi.

Veja como foi a ação em Jundiaí

O secretário Elton Santa Fé foi recebido em Jundiaí pelo prefeito Pedro Bigardi: cidade é referência no combate ao mosquito.

O secretário Elton Santa Fé foi recebido em Jundiaí pelo prefeito Pedro Bigardi: cidade é referência no combate ao mosquito.

Em reunião com a participação do comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, e representantes do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, o secretário de Saúde da cidade, Luis Carlos Casarin, apresentou o panorama atual de Jundiaí, onde foram registrados, até o momento, 26 casos de dengue e nenhum de febre chikungunya e zica vírus. “Fico feliz em ver a situação de Jundiaí, que é privilegiada, com um número de casos de dengue abaixo da média dos municípios brasileiros. As equipes da prefeitura e do Exército estão de parabéns pelo trabalho realizado na cidade”, afirmou afirmou Elton Santa Fé. Com isso, segundo o secretário Casarin, “Jundiaí se tornou referência no combate ao mosquito Aedes aegypti, reconhecido pelo Governo do Estado, que nos procurou para capacitarmos agentes de outros municípios”, completou o secretário.

No Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria (PSD) percorreu no sábado (13) várias ruas e travessas do bairro Lagoa Azul, na zona norte de Natal. Faria conclamou todos os segmentos da sociedade a se somarem no esforço do Governo do Estado para evitar a proliferação do mosquito. “Hoje é mais um dia “D”. Há um mês levamos esta programação ao Bairro Planalto, na zona oeste de Natal. Esta luta contra o mosquito é uma parceria que deve envolver todos nós, poderes públicos e sociedade, neste momento de perplexidade não só no nosso estado e no nosso país, mas em todo o mundo, diante do risco de uma epidemia. Portanto, conclamo a todos para o combate ao mosquito. O nosso governo está trabalhando em todas as frentes possíveis, mas é preciso colaboração e o compromisso de todos”, afirmou.

Em Natal, o governador Robinson Faria visitou moradores do bairro Lagoa Azul para enfatizar a importância da prevenção.

Em Natal, o governador Robinson Faria visitou moradores do bairro Lagoa Azul para enfatizar a importância da prevenção.

Robinson Faria também anunciou que o Governo do Estado disponibiliza o telefone 199 para as pessoas denunciarem focos do mosquito e um aplicativo – aedesnamiradorn – para qualquer pessoa que encontrar locais com água parada, fotografar e enviar para que as autoridades públicas tomem as providências cabíveis. “Isto é muito importante, pois só assim, vamos vencer essa luta”, asseverou.

De mesma forma, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) participou de ato que marcou a mobilização contra o mosquito no Estado, juntamente com representantes dos governos federal, estadual e municipais, além de equipes das Forças Armadas e da comunidade catarinense. Para Colombo, sábado foi “um dia emblemático para todo o Brasil, um dia para exercermos a cidadania de forma plena. Estamos diante de um problema que afeta todos nós. Em Santa Catarina, temos uma forte tradição de solidariedade entre instituições e sociedade, diante dos históricos de ocorrências enfrentadas pela nossa Defesa Civil. E agora, mais uma vez, todos precisam se envolver ao máximo. Tenho certeza de que no futuro a ciência vai nos proteger dessas doenças, mas hoje é preciso investir muito na prevenção, com mobilização, organização e conscientização”, discursou o governador Colombo.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, participou do ato de mobilização ao lado de outras autoridades.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, participou do ato de mobilização ao lado de outras autoridades.

Multas

Na capital do Mato Grosso, ao lado do governador Pedro Taques, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e de diversas autoridades civis e militares, Kassab visitou na manhã de sábado o bairro Dom Aquino, um dos que mais apresentou casos de manifestação das doenças causadas pelo mosquito. Em 2015 foram 82 casos de dengue e 37 de zika, contra 13 casos de dengue e 40 de zika neste ano. Em Cuiabá, o comportamento das duas endemias em 2015 foi o seguinte: dengue foram 3.448 e zika 2.080; em 2016 já são 409 de dengue e 1.255 de zika nos primeiros 45 dias do ano.

Na ocasião, o prefeito Mauro Mendes anunciou que vai encaminhar para a Câmara de Cuiabá a Lei 004/16, já na próxima semana, que prevê entre outras medidas de ordenamento urbano, a aplicação de multas para punir os moradores que não atendem aos apelos de combate ao mosquito e deixam seus quintais sujos, como potenciais criadouros desse inseto que está proliferando no Brasil e em outros países.

O prefeito citou uma pesquisa feita nos Estados Unidos onde foi questionado se as pessoas cuidavam dos seus quintais por uma questão de civilidade e cidadania ou se por medo da “mão pesada do Estado na aplicação de multas aos que desobedecem as regras de convivência social e a resposta foi de que 75% temem o Estado e apenas 25% por razões de civilidade”, argumentou.

Números

O ministro participou do esforço conjunto do Governo Federal para conter a proliferação do mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da chikungunya. A ação tem parceria com o governo estadual e a prefeitura da capital mato-grossense. Para o ministro, “o melhor remédio contra as doenças transmitidas pelo mosquito da dengue é a prevenção”.

Plano Nacional

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento.

As visitas de rotina às residências para eliminação e controle do vetor ganharam o reforço das Forças Armadas, com mais de 2.400 militares capacitados até o momento, e de mais de 266 mil agentes comunitários de saúde, além dos 46,5 mil agentes de endemias que já atuavam regularmente nessas atividades. A orientação é para que esse grupo atue, inclusive, na organização de mutirões de combate ao mosquito em suas regiões.

Soma-se a esse esforço a mobilização voltada aos servidores públicos no dia 29 de janeiro, no chamado “Dia da Faxina”, cujo objetivo foi inspecionar e eliminar possíveis focos do mosquito nos prédios dos órgãos federais. A ação aconteceu em ministérios, autarquias, agências e demais órgãos vinculados, envolvendo cerca de 1,6 milhão de trabalhadores.​

Informações Partidárias

Notícias