Loading

Pesquisar

CONGRESSO

Lucas Barreto quer plano contra a pobreza no Amapá

O senador do PSD-AP diz que "normas ambientais estão matando as economias tradicionais e reduzindo a população do interior da Amazônia" e defende investimentos para gerar empregos

14 de mar de 2024

Edição Scriptum com Agência Senado

Último colocado entre os Estados na oferta de serviços de saneamento básico, o Amapá precisa de ajuda para elevar a qualidade de vida de sua população. A avaliação é do senador Lucas Barreto (PSD-AP), que, em pronunciamento no Plenário do Senado, lamentou os dados mais recentes do IBGE, referentes a 2021, que também colocam o Amapá na terceira pior posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), revelando a disparidade entre as regiões Sul e Norte do país.

Para ele, “normas ambientais estão matando as economias tradicionais e reduzindo a população do interior da Amazônia”. Barreto disse esperar “que todas essas pessoas que sofrem essa criminalização ecológica, como reais refugiados ambientais, não passem a viver em cidades subnormais, hoje, redefinidas pelo IBGE como favelas urbanas”.

O parlamentar enfatizou que a situação é um “paradoxo amazônico” que transforma a preservação ambiental em pobreza, porque enquanto existe uma forte necessidade de investimentos para fortalecer o emprego e a renda, a região tem um grande potencial de riqueza com a exploração do petróleo do pré-sal na costa equatorial do Amapá. Segundo ele, “é uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico da região”.

Em sua opinião, “não se combate a pobreza só com alimentos”. Para o parlamentar, “a única via de mitigar esse sofrimento é transformar essa realidade, que será por meio de grandes investimentos nas bases do fortalecimento de geração de emprego e renda […]. Para quebrar a dormência do desenvolvimento do Amapá, ainda que tardio, temos urgentemente que combinar a exploração de nossas potencialidades, conservando nossos biomas e mantendo nosso gratuito papel de grande servidor de serviços ambientais”.

Informações Partidárias

Notícias