MUNICÍPIOS

Maringá amplia cuidados com saúde do homem

Durante a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD) vai realizar ações dedicadas à população masculina

01 de nov de 2023

Objetivo é sensibilizar e capacitar os profissionais sobre estratégias de atendimento integral da saúde do homem.

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

A gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), vai realizar nas próximas semanas ações dedicadas à saúde da população masculina da cidade do norte do Paraná, que tem 410 mil habitantes. A iniciativa integra a campanha Novembro Azul, destinada à conscientização dos homens sobre cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de próstata.

A programação inclui orientações em grupos, conversas em sala de espera de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), palestras em empresas onde há grande quantidade de profissionais do sexo masculino e diversas outras atividades.

A abertura da programação do ‘Novembro Azul’ será realizada na terça-feira (7), com o depoimento de um profissional de saúde que precisou ser submetido a cirurgia de retirada de próstata e uma palestra ministrada pelo médico e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Fabiano Oliveira. O objetivo é sensibilizar e capacitar os profissionais sobre estratégias de atendimento integral da saúde do homem.

Durante todo o mês, as UBSs vão realizar atividades em grupos, orientações aos pacientes e intensificar a busca ativa de pacientes com resultados alterados de exame de próstata. As UBSs vão realizar consultas agendadas previamente em horário noturno para os homens, além de outros atendimentos como vacinas.

Novos casos

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina e a segunda causa de óbito. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025. O diagnóstico precoce é fundamental para melhores resultados no tratamento.

Anualmente, são coletados 11.300 exames de Antígeno Prostático Específico, o PSA, nas UBSs de Maringá. No entanto, os atendimentos vão além das consultas e exames e compreendem diversas atividades, incluindo grupos de apoio para tabagistas e de estilo de vida saudável.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca a importância dos homens buscarem os serviços de saúde. “Essas ações desenvolvidas nas UBSs fazem parte de uma estratégia voltada ao cuidado integral da saúde do homem. É necessário que os homens estejam atentos a diversos fatores, como excesso de peso e outros hábitos associados ao maior risco de câncer”, afirma.