Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Maringá recebe novos recursos na segurança pública

Na cidade do norte paranaense, a gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD) vem avançando em seus esforços para garantir a tranquilidade dos 410 mil habitantes

10 de jan de 2024

Centro de Controle Integrado conta com 90 câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos instaladas em pontos estratégicos da cidade

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

A gestão do prefeito de Maringá (PR), Ulisses Maia (PSD), vem avançando em seus esforços para ampliar a segurança dos 410 mil habitantes da cidade. Com o Centro de Controle Integrado (CCI), que iniciou sua operação no final de 2022, o município ganhou um sistema de monitoramento moderno e inteligente, o que garantiu mais agilidade e assertividade nas ações. A prefeitura também implantou a Patrulha Escolar, instituiu a Escola da Guarda e anunciou o aumento do efetivo de agentes por meio de concurso público.

O trabalho contínuo de capacitação e valorização dos agentes da Guarda Civil Municipal, aliado aos investimentos em tecnologia e inovação, resultaram em grandes avanços na segurança pública de Maringá em 2023.

O Centro de Controle Integrado conta com 90 câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos instaladas em pontos estratégicos da cidade, capazes de realizar reconhecimento facial e de placas de veículos. No ano passado, o sistema recebeu a premiação de projeto inovador da Rede Cidade Digital.

“Ampliamos, ano após ano, o processo de transformação da Guarda. Hoje, a instituição vive uma situação bem diferente de anos anteriores, com uma Guarda estratégica, inovadora, treinada, capacitada e valorizada, a partir da formação do plano de carreira e estatuto próprio”, destacou Ulisses Maia.

No ano passado, o Centro de Controle Integrado ganhou um reforço com a implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), plataforma adquirida por meio de parceria com o Ministério da Justiça para integração de dados com outras forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Samu. Com o sistema, ocorrências recebidas pelo telefone 153, da Guarda, são disponibilizadas em tempo real para as demais forças de segurança pública de Maringá e região, o que garante mais agilidade no tempo de resposta à população. Além disso, foram entregues novos tablets para facilitar a comunicação entre os agentes, para compartilhamento de imagens do CCI e consulta de documentos

Em 2023, com o auxílio das câmeras do Centro de Controle Integrado, as polícias Civil e Militar prenderam suspeitos de homicídio, identificaram grupos que estavam aplicando golpes e realizando furtos na cidade e localizaram um veículo usado por uma quadrilha na invasão de uma residência em Sarandi. Além disso, em consulta ao CCI, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou e abordou um veículo vindo da região de Cascavel que transportava drogas.

De acordo com o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, “a segurança pública é uma das prioridades da gestão municipal. A atuação da Guarda ficou mais ágil, cooperando ainda mais com outros órgãos, com foco em garantir a segurança da população. Em 2024, vamos fortalecer ainda mais esse trabalho”, concluiu.

Informações Partidárias

Notícias