MUNICÍPIOS

Maringá recebe prêmio ambiental pela terceira vez

A gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD) é modelo na área de sustentabilidade. Só no mês de novembro conquistou três premiações na área de meio ambiente. Durante o ano, recebeu outros dois prêmios

14 de nov de 2023

Iniciativa reconhece ações desenvolvidas por municípios, empresas e instituições para redução da emissão de carbono e combate às mudanças climáticas.

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

A gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), está comemorando a conquista, pelo terceiro ano consecutivo, do Selo Clima Paraná na Categoria A – Mercado Interno. Modelo de gestão pública na área de sustentabilidade, a Prefeitura de Maringá atingiu a pontuação máxima do prêmio, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Com 410 mil habitantes, Maringá, na região Norte, é uma das mais importantes cidades do Paraná.

A iniciativa reconhece ações desenvolvidas por municípios, empresas e instituições na adoção de medidas para redução da emissão de carbono e combate às mudanças climáticas.

Neste ano, o reconhecimento também incluiu na metodologia os critérios do ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e de Governança), conceito adotado pela gestão municipal e presente do Plano de Metas, que define as ações desenvolvidas no município em prol da comunidade.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a premiação reforça o compromisso da gestão municipal com práticas sociais e ambientais. “É o reconhecimento de que temos feito um trabalho de excelência, ancorado no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente. Isso representa qualidade de vida para as pessoas e a construção de uma cidade ainda melhor”, afirmou. Em 2021, a Prefeitura de Maringá foi a primeira no Estado a receber o ′Selo Clima Paraná′

Desde o início de novembro, o município conquistou também o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – premiação do Instituto Acim, que reconhece políticas públicas exitosas da gestão municipal para atendimento dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – e foi a campeã estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, com a segunda colocação em sustentabilidade entre todas as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes.

Neste ano, a Prefeitura de Maringá também foi campeã nacional do prêmio Cidades Sustentáveis e conquistou o Prêmio Gestor Público do Paraná com o Programa Zonas Especiais de Interesse Social (Prozeis). A política de habitação social alia desenvolvimento, sustentabilidade e acesso à moradia.