Loading

Pesquisar

TELECOMUNICAÇÕES

Ministro diz que setor é um dos pilares do desenvolvimento

Gilberto Kassab participou da solenidade em comemoração aos 20 anos da Anatel, agência reguladora criada na esteira da Lei Geral de Telecomunicações.

31 de out de 2017

As telecomunicações têm sido um dos principais pilares de desenvolvimento do nosso país, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, nesta terça-feira (31), durante a solenidade de comemoração dos 20 anos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília. “Ao longo desses 20 anos, todos os brasileiros puderam consolidar sua convicção de que o projeto das telecomunicações, apoiado firmemente na ação da Anatel, é bem sucedido e merece aplauso.”

Para Kassab, é inquestionável a extraordinária competência com que foi feito o processo de privatização das telecomunicações. “Nesses 20 anos, pudemos testemunhar a seriedade do trabalho da Anatel, dos seus conselheiros, dos seus funcionários. Isso faz com que todos acreditem em quem dirige as políticas públicas e no futuro das telecomunicações no Brasil.”

Durante a solenidade, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, destacou que o aniversário da agência marca também o sucesso de um modelo que trouxe benefícios para o cidadão e desenvolvimento para o país. Ele lembrou que a reforma do setor, com a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), em 1997, resultou na desestatização e na criação da Anatel. “Esse modelo baseado na liberdade da iniciativa de agentes privados e na saudável competição entre eles se mostrou eficaz e eficiente para a expansão dos serviços de telefonia e de infraestrutura.”

Segundo Quadros, por meio da regulação, outorga e fiscalização, a Anatel estabeleceu um conjunto de princípios e diretrizes que a alçaram à categoria de agência modelo para o Brasil e para outros países. “Tudo em função da transparência, da preocupação permanente com a defesa dos direitos dos consumidores e o trabalho para permitir a ampla competição no mercado.”

Homenagem – A celebração contou com uma homenagem ao conselheiro Igor de Freitas, cujo mandato na Anatel termina no dia 4 de novembro. Ele lembrou a evolução da agência desde a sua criação e destacou os resultados obtidos, que transformaram o Brasil no quinto maior mercado de telecomunicações do mundo, com a geração de 500 mil empregos. O conselheiro afirmou que o desafio da Anatel, hoje, é definir um modelo próprio para balizar suas ações, que deve ser desenhado sucessiva e periodicamente, de acordo com a evolução das tecnologias, do mercado e das demandas sociais. “A sociedade não vê as coisas tão tecnicamente. O nosso trabalho, nosso discurso técnico precisa ser traduzido para objetivo políticos e setoriais que tenham relação direta com os objetivos da nossa sociedade e do País.”

Servidores, conselheiros e representantes do setor de telecomunicações participaram da solenidade em comemoração aos 20 anos da Anatel, a segunda agência reguladora ser criada no país e a primeira a ser instalada, em 5 de novembro de 1997. Foi concebida para viabilizar o atual modelo das telecomunicações brasileiras e para exercer as atribuições de outorgar, regulamentar e de fiscalizar o setor. É vinculada ao MCTIC, com independência administrativa e autonomia financeira.

Informações Partidárias

Notícias