Loading

Pesquisar

ESTADOS

Mitidieri debate desenvolvimento sustentável na Europa

O governador de Sergipe integra missão internacional de governadores que discutirá com autoridades e empresários europeus soluções para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste

13 de maio de 2024

Governadores do Nordeste iniciam missão na Holanda

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), iniciou na segunda-feira (13) a agenda de encontros da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, entidade jurídica formada pelos nove Estados nordestinos, criada para discutir pautas ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

O primeiro compromisso na Europa foi a participação na World Hydrogen Summit, na cidade de Rotterdam, na Holanda. Esse evento é considerado o maior encontro global sobre hidrogênio verde e sua cadeia de valor.

As delegações seguirão para Bruxelas, na Bélgica, e Berlim, na Alemanha, onde se reunirão com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maro Efovi, para debater pautas ambientais de relevância para todo Nordeste e Brasil.

Mitidieri transmitiu o cargo ao vice-governador Zezinho Sobral, que ficará à frente do governo estadual até o dia 20 de maio, quando o governador reassumirá.

Ambiente

A pauta ambiental tem sido recorrente no Consórcio Nordeste. Em setembro de 2023, os governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do hidrogênio verde com objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando a região como centro de economia sustentável.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a transição energética é um conjunto de políticas fundamentais para o setor energético e para o desenvolvimento socioeconômico do país. A temática se mostra fundamental em meio às mudanças climáticas que tanto afetam a estabilidade ambiental.

Para tanto, a transição equivale a uma transformação na matriz energética, visando diminuir a participação de fontes fósseis em suas matrizes, bem como promover ações para aumentar a eficiência energética, o armazenamento de energia e estimular fontes que não emitam gases de efeito estufa (GEE) na sua operação.

Potencial

Sergipe apresenta grande potencial de transição energética, com sua abundância em água doce, rota de transporte eficiente e direto para a Europa e América (sem canais, estreitos ou saqueadores), Zona de Processamento de Exportação (ZPE) sem imposto de importação de 40% sobre equipamentos, infraestrutura portuária adequada, ausência de desastres naturais (terremotos, tsunamis, erupções, etc), possibilidade de ser acionista e dar contrapartidas, linhas de crédito a juros baixos e capacidade de produção de biocombustíveis diversos (mandioca; coco; pinhão-manso milho; miscanto; dendê; sorgo; cana-de-açúcar; girassol; amendoim).

Informações Partidárias

Notícias