SERGIPE

Mitidieri visita obras da Rota do Leite, em Gararu

Rodovia beneficiará os municípios de Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes e Itabi

04 de jul de 2024

Governador Fábio Mitidieri em visita às obras da rodovia

Redação Scriptum com Governo de Sergipe

Uma das cadeias produtivas mais importantes do Estado de Sergipe e reconhecidamente uma das bacias leiteiras mais importantes do Nordeste, a pecuária leiteira é considerada o ouro branco do sertão. Nessa quarta-feira (3) o governador Fábio Mitidieri (PSD) visitou a obra da Rota do Leite, em Gararu, a rodovia SE-175, na estrada do povoado Jibóia, cujo investimento total será de R$ 90 milhões.

A rodovia tem o objetivo de contribuir para o acesso a mercados, estimular a produção da região do sertão, especialmente de leite, e beneficiar agricultores e produtores locais. O projeto também contempla toda a comunidade, ao melhorar o transporte público e facilitar o acesso a serviços de saúde e educação.

“Viemos conferir o andamento dessa obra tão importante para a mobilidade e para a Bacia Leiteira. Estamos aqui no início da rodovia. Eu e a prefeita Zete viemos fazer a vistoria”, disse o governador. “É a obra mais aguardada do sertão e voltaremos aqui, sempre conferindo o andamento da obra”, completou a prefeita de Gararu, Zete de Janjão.

O operador de motoniveladora Jeferson Arcelino, que trabalha na obra, destacou o quanto a população aguarda pela rodovia. “São 40 anos esperando. É uma obra muito importante, porque fomenta a economia da região, serve para escoar a produção de milho, leite.  Esperamos muito tempo por isso”.

A dona de casa Michele Custodio também espera mais desenvolvimento com a Estrada da Jibóia. “Vai trazer crescimento do comércio, melhorar a rota do leite, muitos aqui trabalham com leite e a rodovia vai ajudar”.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Pesca (Seagri), Sergipe produziu 435,5 milhões de litros de leite em 2021, com incremento de 20% relativo ao ano anterior, apresentando tendência crescente. Com a melhoria da malha viária, a economia estará ainda mais impulsionada.

Histórico

Em janeiro deste ano, o Governo do Estado assinou o contrato de repasse de R$ 16,8 milhões para a implantação da Rota do Leite (Rodovia SE-175), em Gararu. Além do recurso viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Alessandro Vieira, a obra conta também com mais R$ 10 milhões, provenientes de emenda do governador Fábio Mitidieri, enquanto deputado federal.

Até o final do projeto, que beneficiará os municípios de Gararu, Feira Nova e Nossa Senhora da Glória, o investimento atingirá cerca de R$ 90 milhões.

As obras de implantação da Rota do Leite também contemplarão os municípios Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes e Itabi, que, junto com Gararu, apresentaram crescente produção de leite.

Bacia do Leite

A bacia leiteira do alto sertão sergipano é composta por sete municípios que, juntos, somam 212.288 animais. Atualmente, a produção oficial do Estado, ou seja, que passa pelos laticínios com selo de inspeção, é de 1,5 milhões de litros por dia. Conforme dados da Emdagro, Poço Redondo é o maior produtor de leite do estado e o que tem maior produtividade (litros de leite de vaca por ano), com uma média municipal de 3.960 litros por ano. A média de Sergipe é 2.336 e a média brasileira é de 1.343 litros do produto por ano. Com 112.769 milhões de litros de leite no primeiro trimestre de 2023, Sergipe segue em décimo lugar no ranking nacional em relação à aquisição e industrialização de leite cru e em segundo do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, com 140.907 milhões de litros.