Moreira Mendes faz apelo pela aprovação do Código Florestal

Segundo o deputado, o texto do relatório a ser votado beneficia mais o meio ambiente do que o produtor rural; lembrou ainda que é preciso proteger a natureza, mas também pensar nas famílias que vivem da produção.

24 de abr de 2012 · Código Florestal, Moreira Mendes, PSD

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) usou a Tribuna da Câmara dos Deputados na segunda-feira (23) para esclarecer informações que estão sendo divulgadas em veículos de grande circulação sobre a votação do Código Florestal. Para o parlamentar, esse foi um compromisso firmado com o presidente da Câmara, Marco Maia, e também discutido com produtores, entidades representativas dos produtores, representantes de ambientalistas, academia e cientistas. Moreira afirma que este é um assunto que está exaurido e que precisa ser votado esta semana.

Segundo ele, o texto do relatório a ser votado beneficia mais o meio ambiente do que ao produtor rural e lembrou ainda que é preciso proteger a natureza, mas também pensar nas famílias que vivem da produção.

“Concordo que precisamos proteger o meio ambiente, mas também pergunto o que vamos fazer com o pequeno produtor de mãos calejadas. Vão viver do que, fazer o quê? Temos quarenta e quatro pontos positivos no Código Florestal a favor do meio ambiente. Existem apenas trinta e três itens a favor do produtor rural. Qual é o problema de encontrarmos um caminho que atenda o meio ambiente e o pequeno produtor? Este é o papel desta Casa”, questionou Moreira.

Para o parlamentar,  existe um romantismo inconsequente ao se falar de meio ambiente, esquecendo-se do sofrido produtor rural que precisa diariamente acordar cedo para trabalhar, plantar e fazer chegar o alimento em nossas casas. “Aqueles que detratam o produtor esquecem que a comida que comem todos os dias vem das mãos deles, o leite não é fabricado no fundo do quintal de um supermercado. Tem um sofrido produtor que levanta às quatro da manhã tira o leite, manda para o laticínio e que ainda vai ser industrializado até chegar a uma gôndola de um supermercado e alimentar a sociedade urbana que não consegue compreender isso”, explicou.

O parlamentar, às vésperas da votação, afirmou que este assunto interessa a toda a sociedade, que é preciso tirar o produtor da ilegalidade e aprovar o Código Florestal. “Se não for aprovado, quem corre o maior risco não é o meio ambiente, posso garantir, e sim o produtor rural, que vai continuar, apesar da lei, ainda na incerteza. Tenho certeza que a vontade do Brasil e os ilustres deputados saberão dar uma resposta positiva aos anseios do País, independentemente do partido a que pertençam, por que este é um assunto que interessa ao País, a produção e ao produtor”.