Loading

Pesquisar

MT: PSD se reúne para definir atuação parlamentar

Diário de Cuiabá (05/01/2012) – Membros da Executiva estadual se reunirão para definir o futuro do deputado federal Eliene Lima e do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga.

05 de jan de 2012 · Mato Grosso, PSD

Diário de Cuiabá

Membros da Executiva estadual do Partido Social Democrata (PSD) se reunirão na próxima semana para definir o futuro do deputado federal Eliene Lima e do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga.

Eliene deixou o comando da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) em novembro passado para retornar à Câmara Federal e participar das discussões acerca da destinação das emendas parlamentares no Orçamento Geral da União (OGU).

Embora tenha garantido que retornaria ao staff do governador Silval Barbosa (PMDB) após a votação do orçamento, o parlamentar já cogita a possibilidade de permanecer em Brasília de forma definitiva. A convite da Executiva nacional da sigla, ele irá compor uma comissão voltada ao setor de infraestrutura do país na Câmara Federal. Além disso, pretende dar continuidade ao tratamento no joelho a que está sendo submetido no Hospital Sarah Kubitschek.

Apesar dos motivos que o prendem à Capital Federal, o deputado afirma que a decisão será tomada em conjunto com o partido. “A possibilidade de permanecer na Câmara é grande, mas não vou tomar essa decisão sozinho. Quero que isso seja decidido de forma partidária. O importante é deixar claro que, independente de onde estiver, vou trabalhar pelo Estado”, ressaltou.

Outro fator que será levado em conta pelo partido é que o secretário assumiu a pasta quando ainda era filiado ao PP, o que, ao menos teoricamente, torna a sigla detentora do cargo por direito.

Eliene retorna hoje a Cuiabá e dará início às articulações para convocar os membros da Executiva. A previsão inicial era que o encontro fosse realizado ainda esta semana, mas foi adiado devido à ausência do primeiro-secretário da legenda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, que está em São Paulo fazendo exames.

Riva considera que a permanência de Eliene à frente da Secitec será de fundamental importância para o Estado, mas diz que o parlamentar terá o aval do partido para permanecer no Congresso Nacional, se assim decidir. “Onde ele estiver, tenho certeza que irá desenvolver trabalhos importantes para Mato Grosso, pois é qualificado e dedicado”, ponderou.

Apesar de ter sido enquadrado na “Lei da Ficha Limpa”, o social-democrata entende que não será impedido de retomar o cargo no staff estadual, pois conta com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não foi julgado.

A situação do secretário José Domingos Fraga também será discutida no encontro. Embora as reivindicações em relação ao orçamento destinado a sua pasta tenham sido atendidas pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o gestor ainda não sabe se permanecerá na equipe.

A indefinição atual é motivada por interesses partidários. Assim como Eliene, Fraga assumiu a secretaria quando era filiado a outra sigla (no caso, ao DEM). O convite foi feito pelo próprio governador, que almejava a integração da legenda à sua base aliada. Ciente das articulações que culminaram em sua nomeação, o PSD chegou a colocar ambos os cargos à disposição, mas o governador preferiu mantê-los no posto. Agora, entretanto, a situação será decidida em definitivo.

Informações Partidárias

Notícias