ESTADOS

No litoral do Paraná, economia festeja resultados

Obras e investimentos da gestão do governador Ratinho Junior (PSD) estão movimentando os negócios e dando nova cara à região. E as iniciativas devem dar frutos ao longo de todo o ano

19 de jan de 2024

Comerciantes como Marcelo Felipe Ramos, proprietário da Milk Shake Mix, comemoram as vendas neste verão no litoral paranaense.

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Os investimentos que a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vem fazendo no litoral do Paraná estão trazendo resultados como novas empresas, aumentos nas vendas do comércio e valorização imobiliária. As obras de infraestrutura, como a revitalização da Orla de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, e as ações do Verão Maior Paraná, com eventos esportivos e shows nacionais gratuitos que reúnem milhares de pessoas, estão movimentando a economia e dando uma nova cara à região. E a previsão é que as iniciativas deem frutos ao longo de todo o ano.

Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), as vendas no comércio, especialmente de restaurantes, bares e pousadas, cresceram 40% nesta temporada na cidade. Já os dados da Junta Comercial do Paraná mostram que cerca de 6,4 mil novas empresas foram abertas nos sete municípios da região em 2023. As imobiliárias do Litoral também avaliam que os projetos estão valorizando os imóveis nas praias.

E além do período de veraneio, a expectativa é que os investimentos movimentem a região também fora da temporada. “Ainda somos uma cidade de veraneio, turística, mas com todo esse crescimento e os investimentos que estão vindo para a região, tenho certeza que o futuro será muito promissor”, afirma Jefferson Adriano Serafim, sócio-proprietário da Pé na Areia Assessoria Imobiliária.

Ele destaca que levantamentos das imobiliárias de Matinhos mostram uma valorização de 30% no valor dos imóveis após a obra na orla. “Todos os investimentos e os recursos que estão sendo alocados no Litoral fez com que a nossa praia realmente ficasse em evidência, na vitrine, e isso movimenta o mercado”, diz. “Hoje estamos com 100% da nossa carteira de locação cheia. E isso incentiva as pessoas que vêm conhecer a nossa praia a se motivarem para investir aqui”.

O presidente da Acima, Felipe Nascimento, destaca que a programação do Verão Maior está sendo uma grande incentivadora do movimento na temporada, com as praias continuando cheias mesmo após as festas de fim de ano, quando costumam receber mais veranistas. “O pessoal está muito feliz com tudo que vem acontecendo, principalmente com o investimento do Governo do Estado em relação aos shows, o que foi muito acertado”, diz.

Quem confirma essa afirmação é o comerciante Marcelo Felipe Ramos, proprietário da Milk Shake Mix. Ele se mudou para o Litoral com a esposa e os dois filhos em 2021, ainda durante a pandemia, buscando melhor qualidade de vida para a família. Após ver o crescimento no movimento, há exatamente um ano decidiu montar uma franquia de sorvetes em Matinhos.

“Foi algo que nos surpreendeu. Estamos completando um ano de loja e conseguimos nos manter o ano todo, no inverno, no verão”, afirma. “A gente vê que existe potencial. Com a revitalização da orla e toda a infraestrutura que está sendo implantada, muitas pessoas passaram a vir para cá. Estamos a uma hora de Curitiba, então vemos muitas famílias e turistas que vêm no fim de semana para passar o dia, estão conhecendo a cidade e vendo o potencial e as novas oportunidades”.