Loading

Pesquisar

GESTÃO

No Paraná, investimento em segurança já mostra resultados

Índices de roubos e furtos tiveram queda significativa no primeiro semestre, mas o governador Ratinho Junior (PSD) diz que continuará investindo na área. “Segurança é prioridade número 1”

06 de set de 2019

O governador Ratinho Jr autorizou a realização de concurso público e contratação de profissionais para as polícias do Estado. Foto: Arnaldo Alves / AEN

Edição: Scriptum

No primeiro semestre do ano, os índices de criminalidade em Curitiba tiveram significativa redução em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que assumiu em janeiro deste ano, não descuida da área de segurança pública, que destacou como prioridade já na campanha eleitoral. Na quarta-feira (4), ele autorizou a realização de concursos públicos para contratação de 2,4 mil militares estaduais, sendo 2 mil policiais e 400 bombeiros. Além disso, o Estado vai selecionar 50 delegados, 300 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil. Também foram abertas 238 vagas para agentes de cadeia para complementar o quadro do Departamento Penitenciário (Depen).

Ratinho Junior ressaltou que segurança pública se faz com inteligência e tecnologia, mas principalmente com presença física e recursos humanos para atender todas as demandas da sociedade. “Nós estamos cortando em diversas áreas e passamos a investir no que é realmente essencial para melhorar a vida das pessoas. Segurança é prioridade número 1 e para isso precisamos de novos contingentes e equipamentos”, afirmou o governador.

Ele destacou que os índices de violência começam a reduzir quando segurança pública é feita com eficiência e integração. “Mais da metade das cidades do Paraná não registrou nenhum homicídio neste ano. Também passamos a prender mais, o que obriga a abertura de mais espaço no sistema prisional. O planejamento de contratações é nesse sentido, aliado a construção de novas casas de custódia para atender toda essa demanda”, pontuou.

As ocorrências de roubo caíram 20,69% em Curitiba, enquanto os registros de furtos tiveram queda de 15,87% no primeiro semestre do ano, no comparativo com o mesmo período de 2018. Os dados são do relatório elaborado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná.

Para o secretário da pasta, coronel Romulo Marinho Soares, a queda dos índices reflete o bom trabalho que vem sendo feito pelas unidades de segurança. “A atuação estratégica das polícias Militar e Civil colaborou para que houvesse menos crimes na cidade”, ressalta ele, lembrando que o número de homicídios na capital também caiu 20%.

O governador também citou que os novos contratados vão reforçar a segurança em pontos estratégicos do Estado. “Acima de tudo, esses concursos públicos vão trazer mais segurança para a população”, destacou. Ratinho Junior também ressaltou os investimentos que estão sendo feitos em viaturas e novos helicópteros.

Informações Partidárias

Notícias